• Belle Époque
  • Posts
  • #34 - Muito prazer, Isabelle! + Lançamentos de 2024

#34 - Muito prazer, Isabelle! + Lançamentos de 2024

Nessa newsletter, você vai encontrar:

  • Um agradecimento pelos últimos anos e uma apresentação para quem chegou por aqui no último ano;

  • Os planos para 2024;

  • Avisos importantes sobre o Tapas;

  • Algumas recomendações.

    Lembro que todos os links para a Amazon nessa newsletter tem meu número de afiliado e geram comissão. Obrigada pelo apoio!

mais um ano que se passa, envelheço na cidade

Quando sentei para rever o meu ano passado e pensar nesse ano (que vai ser caótico! É o ano que PRECISO terminar minha tese!), botei no papel alguns números e percebi que temos MAIS de duzentas pessoas novas por aqui. São mais de 550 pessoas acompanhando o caos que é essa newsletter e queria aproveitar para agradecer MUITO a quem está por aqui. Para quem chegou com o bonde andando, acho que agora é o momento perfeito para parar, me apresentar e explicar o quanto significa para mim ter tanta gente disposta a gastar cinco minutinhos que seja do tempo dela para ler o que tenho a dizer ou se interessar por minhas histórias.

Para quem está aqui tem algum tempo, todo o resto dessa parte vai ser um pouco de mais do mesmo (mas leiam o finalzinho!!). Para quem é novato, é uma boa introdução para toda a Lore de Isabelle Morais e é uma complementação a essa dos dez anos de carreira.

Muito prazer, sou Isabelle!!

Vamos por partes, como Jack, o estripador: meu nome não é Isabelle. Esse é o pseudônimo que resolvi adotar em 2021, quando decidi que iria rever tudo da minha carreira de escritora e me dedicar a escrever as coisas que eu queria, sem pensar em mercado, viabilidade, etc. A partir daí, sigo com as duas frentes - Bárbara Morais, meu nome mesmo, com o qual lanço livros para o público adolescente desde 2013, e Isabelle Morais, com o qual lanço livros para o público adulto e um ocasional horror para todas idades.

Esse foi um passo muito complicado para mim e meio conturbado. Essa última semana estava me lembrando de como eu me sentia até 2021 e a diferença gigantesca que tem sido desde então. Eu comecei com 21/22 anos no mercado literário, sem saber muita coisa a respeito dele, numa época em que informações não eram tão fáceis. Do jeito que essa comunidade funciona, é muito fácil introjetar algumas Verdades sobre o mercado literário por mais que eu achasse que tinha discernimento. Eu escrevia um gênero que era "muito difícil de vender", que as editoras supostamente não queriam, não entendiam – então acabei moldando minhas ideias ao que eu achava que seria vendável e parei de ter tantas ideias. Trabalhei num livro de 2016 a 2019 que reescrevi quatro vezes, que nunca parecia certo, que me dava ansiedade só de pensar no que rolaria se ele fosse lançado porque absolutamente todos os personagens são LGBT+, que o casal principal tem crush nas MESMAS pessoas e são rivais em absolutamente tudo (na energia de "VOU DAR UM SOCO NESSE CARA AQUI PQ SÓ EU POSSO TE XINGAR" e "ela tinha um sorriso que me virava do avesso e me deixava puto pra caralho, como ela OUSA") e só algum tempo depois de engavetar percebi que o problema era justamente a travinha de "isso aqui precisa ser COMERCIAL" que fez com que eu podasse muitas coisas da história num ponto que ela parou de fazer sentido. Também cometi o erro que não faço mais: falava MUITO dela publicamente, num nível que eu comecei a ficar com vergonha de não conseguir terminar, de que nenhuma editora parecia se interessar apesar da minha agente literária na época apresentar para elas, da história que eu comecei achando que tinha muito potencial (vai lá, é um high concept do caralho, é scooby doo gay no espaço) e depois fiquei achando que não tinha tanto assim.

Comecei a achar que não conseguia escrever apesar de fazer uma média de 80 mil palavras por ano, só porque não terminava nada longo, mesmo publicando pelo menos um conto por ano nesse período em que não terminei nenhum romance. Tentei escrever coisas fora dos gêneros que gosto só para terminar no chão chorando de frustração porque nada era legal, nada era interessante, aquilo ali que eu estava fazendo não me agradava de jeito nenhum.

Em algum momento de 2019, decidi ir pra esse projeto que eu sabia que era impossível de ser publicado por editora nos parâmetros que estavam agarrados na minha mente e, por causa disso, consegui avançar. Avancei tanto que cheguei num ponto e disse "calma aí, como é que esse povo chegou nesse ponto?" e decidi escrever algumas histórias curtas ANTES da história principal para entender a dinâmica de um dos núcleos principais. Daí percebi que eles tinham que ser o ÚNICO núcleo principal. Daí eu lembrei porque eu gostava tanto de escrever, porque eu tinha começado tudo isso para início de conversa, o que era que eu gostava no processo todo.

Essa história foi Alquimistas, que começou sendo planejado como livro único, do nada ganhou uma prequel, virou um esquema de pirâmide do caralho CONTRA MINHA VONTADE. Alquimistas, que começou como uma história que escrevia meio que escondida, a que eu ouvi falarem 'quem é que iria querer publicar essa coisa?'. Alquimistas, que me lembrou o que eu mais amava em escrever.

Não era mais justo que a primeira história a lançar com meu pseudônimo fosse deles, mesmo que fosse um negócio arriscado porque… eu volto a dizer e nunca escondi, é um esquema de pirâmide do caralho. Foi assim que saiu Tratado sobre Tempestades, em 2021, pela Noveletter. No final de 2022, começou a sair Estudo sobre Amor, o segundo livro dessa primeira perna da história, que era para ser uma novela de menos de 50 mil palavras e virou o primeiro romance completo que escrevi em 10 anos com 85 mil palavras. E eu não esperava muito quando lancei os Morena, Ivan e Aleksey para o mundo. Sabia que era uma história de nicho, que provavelmente não daria muito certo, que ninguém iria ligar muito assim. Para mim, se tivessem três pessoas que gostassem desses personagens como eu gosto, mesmo com todas as falhas e confusões deles, era o suficiente.

No final, foi bem mais do que três pessoas. Muito mais do que eu esperava e toda vez que eu penso no carinho e no triplex que essa história alugou na cabeça de algumas pessoas, eu fico um pouquinho emocionada porque é isso que quero da carreira de escritora. Eu cresci no meio de fandom, fui escritora de fanfic, e pra mim mais importante do que ser best-seller, vender tradicionalmente, é inspirar as pessoas. Mexer com elas o suficiente para elas ficarem ligeiramente obcecadas por aqueles personagens, aquele cenário, aquela história, para que elas queiram construir seus próprios castelos também.

Eu tenho uma outra carreira que me sustenta e viver só de escrita nunca foi meu objetivo. Isso guia todas as minhas escolhas, de enviar gratuitamente e-books para quem assina essa newsletter a deixar as histórias de graça também; como já disse antes nesta newsletter, eu posso me dar ao luxo de experimentar coisas novas e ver se dá certo! Isso também me dá uma liberdade imensa para me soltar dessas expectativas do mercado e fazer só o que eu quero, no ritmo que eu quero, e na maioria das vezes, as consequências foram bem diferentes das que eu esperava.

E uma delas são vocês, cada uma das mais de 500 pessoas que assinam essa newsletter e me acompanham quase mensalmente, seja por gostar das minhas recomendações, por ler minhas histórias, por gostar do que eu escrevo por aqui. Quando comecei essa newsletter, nunca esperava chegar nesse nível e agradeço MUITO, mais uma vez, porque me sinto muito grata. Também sou muito, muito grata a todo mundo que veio parar aqui pela Bethaletter, o Só uma Rapidinha ou alguma outra newsletter que me recomendou. Obrigada MESMO por darem uma chance para alguém que não conhecem!

E, para começar o ano com o pé direito, vamos para o que 2024 nos espera!

CENAS DOS PRÓXIMOS CAPÍTULOS

Esse é o ano que preciso terminar minha tese, né. Defendo ela em fevereiro de 2025 e é agora ou nunca, então estarei bem dedicada ao meu doutorado. Historicamente, nos anos em que eu escrevo projetos acadêmicos eu não lanço nada inédito, e esse ano não vai ser tão diferente assim. Então, não, infelizmente a terceira parte de Alquimistas não vem esse ano. Mas não quer dizer que vão ficar chupando dedo, porque os planos são:

  • Primeiro Semestre: Lançamento do e-book de Estudo sobre Amor e outros venenos letais nas lojas com extra Ivan/Aleksey. Não sei se eu poderia dizer do extra, mas lido com o puxão de orelha depois. Eu preciso revisar Estudo e dessa vez o texto deve ter algumas alterações maiores (mas não na história!), porque o lançamento seriado foi meio corrido e não tive tempo de pegar o texto com calma.

  • Segundo Semestre: Vocês lembram do esquema de extras do ano passado que deu muito errado nos prazos, ahaha? Na última votação, tivemos um empate entre essas duas ideias, uma delas sendo essa aqui:

    • Os diários de uma súcubo cortesã - O vampiro (18+, tem hot):
      Fantasia Urbana/Romance Paranormal, Monster Romance, Why Choose?
      Breve Sinopse: Karine é uma cortesã – para uma súcubo, não há profissão melhor do que trabalhar atendendo os clientes mais sofisticados em todos os seus desejos, aproveitando para se alimentar no processo. Trabalhando n'A Alcova, casa de luxo escondida entre as mansões do Lago Sul, em Brasília, atende criaturas sobrenaturais de todos os tipos, para todos os gostos. Neste conto, ela é convocada de emergência por Antoine, um dos seus clientes recorrentes, que precisa de ajuda para cumprir uma missão vital para os vampiros do Distrito Federal. 

E estou aqui para dizer que tenho uma má notícia e uma boa notícia para vocês. A má notícia é que o que era para ser um conto, no máximo uma novela… aumentou bastante de tamanho e ficou bem mais complexo. A boa notícia é que mesmo sendo um romance, eu ainda vou mandar para vocês o e-book gratuitamente quando ele ficar pronto. Minha meta é mandar em outubro, vamos ver se dá certo! Essa história também provavelmente vai ser a próxima que vou lançar nas lojas, no primeiro semestre de 2025, então vocês vão ter acesso e conseguir ler em primeira mão.

Na próxima newsletter, acho que vou falar um pouquinho mais sobre ele porque está sendo um processo muito divertido trabalhar nele nas horas vagas e a história é uma grande carta de amor à minha adolescência jogando Vampiro, a máscara.

  • Em algum momento do ano: O terceiro livro do relançamento da trilogia Anômalos, que publico como Bárbara Morais deve sair esse ano, mas ainda não tenho data certa!

Enfim, como sempre, pouca coisa porque para mim publicar mais de uma coisa no ano já é uma loucura, AHAHA. As votações de extra devem voltar lá por março ou abril, com a terceira leva de histórias que serão escritas apenas deus sabe quando, mas vamos indo!

Agora temos apoio no Tapas!

Para quem não estava por aqui em novembro, o extra As muitas perguntas de Aleksey já foi publicado integralmente lá no Tapas! Eu também entrei numa ação especial do Tapas que liberou o apoio para algumas pessoas mesmo sem elas terem os 250 seguidores, então vocês podem doar inks se quiserem! Esse esquema do Tapas é bem legal porque você consegue ganhar inks gratuitamente fazendo algumas tarefas, e daí o autor para quem você doa esses inks recebe dinheiro de verdade!

Para doar, é só ir no meu perfil e clicar em SUPPORT, embaixo do meu nome e imagem de exibição, assim:

Eu ainda não botei uma recompensa para essa segunda meta e já estamos no meio do caminho dela, mas bem provavelmente vai ser uma ilustração nova! Que cenas de Alquimistas vocês gostariam de ver ilustradas?

Recomendações para o mês!

  • Estou vendo alguns animes nessa temporada e queria destacar muito o My new boss is goofy. Está disponível na Crunchyroll e conta a história de um pobre coitado de 20 e muitos anos que tinha um chefe abusivo e ficou com trauma, daí ele vai trabalhar em uma nova empresa e o chefe dele é completamente avoado, vive em outro planeta, no nível de ficar um ano colocando água em uma planta de plástico porque não reparou que ela é de plástico, ahaha. É adorável, eles são totalmente um casal com um filho gato, e é um bálsamo para a alma. Recomendo muito!!

  • Me Apaixonei pela vilã! virou anime e gostei demais até onde eu vi! A premissa é muito divertida, de uma moça que morre e acorda como a protagonista de um otome game, só que ela é lésbica e sempre preferiu a vilã a qualquer um dos rapazes disponíveis. Agora, ela finalmente vai conseguir conquistá-la!?!? Enfim, é divertido demais, gostei muito e achei que tem uns episódios muito interessantes dela falando da vida anterior dela, de como ela era tratada em relação a sua sexualidade, de como ela se contentou em ser botada de escanteio porque seus sentimentos nunca seriam correspondidos… enfim, achei inesperadamente profundo de verdade! Me deu mais vontade de ler a novel na qual a historia de baseou (e que saiu no Brasil pela New Pop).

  • Também li alguns mangás, com destaque para I want to be a Wall, que infelizmente não tem em português, e é uma história fofíssima de um casamento de fachada entre uma mulher aro/ace e um homem gay. Por pressões sociais, eles decidem que é a melhor opção para eles serem deixados em PAZ. O Gakrouta é perdidamente apaixonado pelo melhor amigo de infância hetero dele e tem certeza absoluta que nunca mais vai amar nenhum outro homem na vida dele e a Yuriko sempre se sentiu meio deslocada e fugia para o mundo dos BLs, onde ela podia ver romance acontecendo mas não se sentia inadequada por não sentir atração romântica ou sexual como quando ela lia histórias com romances envolvendo mulheres. O mangá é basicamente o processo deles ficando melhores amigos, entendendo melhor a sexualidade um do outro e se apoiando e, quando você percebe, eles já são uma família, apesar da configuração esquisita. Acho que é o mangá que fala melhor de diferentes sexualidades que já li e a obra ficcional que explicou melhor arromanticismo e assexualidade! Inclusive me identifico muito com a Yuriko pois tal como eu ela é uma arromântica viciada em romance.

  • O Koda lançou um compilado com a excelente rapidinha de Padre dele, o Seja Feita Vossa Vontade, e eu amo demais esses dois textos. É 18+, sobre um padre que é gay e acaba explorando esses desejos que ele precisa conter e é uma delícia porque tem homem chorando no chuveiro de forma completamente patética!!

  • Lá na Noveletter, lançamos o e-book de Palacete de Memórias, a segunda história da série As Formidáveis Gomes & Doyle da Giu Yukari Murakami! A primeira história, Pó de Fada, também está disponível.

  • Desde que mandei a última newsletter, terminei de ouvir tudo que já tem disponível da série Locked Tomb, que começa com Gideon, a Nona, e… gente pelo amor de deus que série BOA. Divertida! Louca! Deus é o Taika Waititi!! Enfim, recomendo muito apesar de saber que não vai agradar todo mundo.

  • Vi Godzilla: Minus One e amei muito, recomendo demais. É um ótimo filme de reflexão sobre efeitos de guerra com o bônus de ter um monstro gigante destruindo coisas.

  • Em NOVEMBRO eu vi Saltburn em pré-estreia aqui na Inglaterra e desde então tive que segurar porque ninguém tinha assistido ainda. Agora que está disponível em streaming no Brasil, posso gritar aos sete ventos pra vocês assistirem porque é muito divertido. É tipo o que Segundas Intenções foi nos anos 2000, sabe, uma história degenerada de gente se aproveitando dos outros. Muita gente ficou chocada, mas se você lê minhas recomendações com frequência, vai achar que é apenas mais um dia normal e ainda pensa "isso mesmo, vai lá seu louco perturbado (carinhosamente)!!!". Enfim, eu acho que é um filme meio ame ou odeie e tenho mil problemas com o final ser explicadinho como é, mas é o que temos. Finalmente gays trambiqueiras ganhando!

Acho que é isso para esse mês (e é MUITA coisa, meu deus kkk). Nos vemos em fevereiro, acho?????

Onde encontrar meus livros

Veja os avisos de conteúdo em meu site.

Leia os extras gratuitamente no Tapas e me apoie lá doando inks!

Join the conversation

or to participate.