• Belle Époque
  • Posts
  • #30 - Abril: Eurovision, um cronograma e um pedido de desculpas

#30 - Abril: Eurovision, um cronograma e um pedido de desculpas

Tô que nem o coelhinho da Alice correndo contra o tempo.

Todo mês desde que vim pro Beehiiv, tenho um grande fluxo de assinantes a cada edição enviada. Então para quem acabou de assinar, sejam bem-vindes!

No geral, envio a newsletter na última semana do mês, mas às vezes atraso por motivos da vida, às vezes mando mais de uma no mês, etc. É meio aleatório, que nem os temas aqui – mas te garanto que sempre vai ter alguma recomendação de coisas que vi de interessantes no mês e/ou algum comentário sobre o que estou trabalhando e sobre escrever.

Lembrete de que os links da Amazon desta edição me dão comissão e me ajudam a continuar meu trabalho.

Ao final de toda newsletter também tem os links para os meus trabalhos já publicados, caso tenham interesse. E vocês podem comentar a vontade!

Nesta newsletter, você encontra:

  • Um pedido de desculpas!

  • Tapeando meu cérebro (ou eu falando todos meus planos para vocês me cobrarem)

  • O Eurovision tá chegando!!

  • Recomendações do mês

Um pedido de desculpas e esclarecimentos

Essa não era a newsletter que queria estar enviando essa semana, mas vários imprevistos me trouxeram até aqui, ahaha. Para quem é novato por aqui, neste ano, estamos fazendo um esquema em que a cada quatro meses, envio uma história extra completamente gratuita para os assinantes, com o tema votado por vocês! Abril era o mês do primeiro extra, mas obviamente tudo deu errado e não consegui terminar ele a tempo.

Nada de novo no front, né. Eu achar que vou dar conta de algo e daí acabar atrasando a entrega é a história da minha vida, mas pelo menos agora aprendi a priorizar o que é mais importante – tenho uma entrega do doutorado importantíssima para o dia 10 de maio e parei a edição do extra para conseguir terminar esse trabalho a tempo, porque é um prazo inadiável. Vocês vão ficar mais alguns dias sem saber quais são as muitas perguntas de Aleksey, mas para compensar, vem até ilustração nova feita pela Maria Carvalho!

Vou até dar um gostinho com uma citaçãozinha inofensiva do extra (sujeita a mudança!):

— Isso é trabalho, Masha. Só se fala nesse livro na Corte inteira, e se eu quiser manter minha reputação de devasso irreparável, preciso saber falar dele com propriedade. — Aleksey umedeceu os lábios, reabrindo o livro. — Principalmente agora que sou um devasso não praticante.

Morena achou graça.

— Não praticante?

— Em público, é claro — ele se corrigiu, se inclinando na direção dela para finalmente a beijar.

(…)

— Não sei não — Morena falou em um tom de provocação, se apoiando nos braços para conseguir olhá-lo, seu cabelo caindo como uma cascata ao redor deles. — Hoje você foi muito pouco devasso no privado também, talvez esteja perdendo o jeito.

Por isso, essa newsletter vai ser uma das que queria enviar mais para frente, nem no fim de maio (porque esse mês fazem DOIS anos desde que lancei o novo pseudônimo e queria fazer uma reflexão sobre isso, mas só deus sabe se conseguirei), mas é mais uma tentativa de me fazer

🌈respeitar prazos🌈.

Tapeando meu cérebro com a SUA ajuda!

Acho que já mencionei em algumas newsletters passadas que tenho um cronograma de projetos e coisa e tal. Já pensei em fazer uma newsletter sobre como organizo eles, mas achei que ficou muito chata e muito ególatra e sei lá. Não deu vontade de enviar.

Agora, depois da experiência de enviar Estudo de forma seriada e de entender novas formas de lidar com o meu TDAH, compreendi que preciso de prazo e um tiquinho de expectativa externa para terminar minhas coisas relativamente dentro do previsto. Não pode ser muita – não pode ser o pessoal perguntando o tempo todo, nem algo escrito em pedra – mas alguma pressão é importante. É como se fosse meu chefe, esperando que o trabalho seja entregue no prazo, sabe? Se eu não tenho prazo, não entrego nada.

Então segue a planilha de próximos projetos planejados, completamente sujeita a mudança, para vocês perguntarem aleatoriamente "e aí, como estão as coisas??" e eu me dedicar a terminar as coisas.

Legenda dos relacionamentos: F = mulher; M= homem. Usei em inglês porque é mais comum no meio do romance e sempre confundo o M de mulher com o de male.

Um pouquinho mais sobre cada projeto:

  • Intruso é uma novela de horror com uma protagonista que é mãe e é o que estou escrevendo agora, para descansar um pouquinho do mundo de Alquimistas. Estou escrevendo para me divertir e não sei se vou lançar sozinha, vou ver ainda;

  • Hipóteses sobre Alquimia e outras reações incontroláveis é a terceira história dessa primeira perna de Alquimistas, começando alguns meses depois de Estudo sobre Amor, e a única coisa que posso prometer dela no momento é um casamento;

  • Encantamento é a ideia que falei nessa newsletter aqui, que estava com um problema no enredo que me fez ir trabalhar em outra coisa até arrumar a solução, mas que agora voltou para o jogo! Ainda não encontrei o tom ideia para a história nem se vai ser primeira pessoa ou terceira pessoa (as duas podem funcionar muito bem), mas é uma das próximas a serem escritas e lançadas (a menos que não seja!!);

  • OVEM é o isekai que falei na newsletter de fevereiro. Eu já tenho todo o planejamento que preciso para ele, mas exige um pouco mais de mim do que posso dar no momento, então fica para depois.

  • Eat your young é uma ideia que surgiu do NADA esses tempos e veio quase toda formada. É um romance no espaço bem direto ao ponto e divertidíssimo, apesar dos temas mais pesados que trata, e pode vir antes de Encantamento se o outro projeto não colaborar. Tem leilão de virgindade e arco de vingança!!! Se der certo, talvez eu tenha uma história de harém reverso nesse mundo também.

  • Alquimistas (o romance) já tem um pedação escrito, mas acabei mudando muita coisa e cortando metade do enredo, o que significa que deve acabar com dobro do tamanho previsto. Talvez eu divida em dois, apesar de escrever tudo junto, porque ficaria muito grande. É a história que me fez voltar no tempo desses personagens e escrever Tratado sobre Tempestades, Estudo sobre Amor e Hipóteses sobre Alquimia para entender melhor a dinâmica entre Morena, Ivan e Aleksey. Esse aqui se passa entre dez e doze anos depois de Tratado sobre Tempestades, com nossos protagonistas todos na casa dos trinta anos.

  • Novela C&D é uma novela para testar um mundo de fantasia urbana que quero trabalhar em breve. Eu já sei a história todinha também e talvez escreva ela antes, mas vamos ver!! Essa envolve um estúdio de tatuagem mágica, duas mulheres que se odeiam e um dragão que acha que as duas são mãe dele.

Ufa, acho que é isso! Essas são só as ideias que entraram no plano dos próximos 3 anos, tem outras ideias aqui que talvez possam tomar o lugar dessas, bem como algumas que nem surgiram ainda. Mas vocês estão liberados para perguntar "e aí, como é que vai ser? Encantamento sai em 2024 mesmo ou foi outro projeto que tomou a vez?".

O Eurovision tá chegando!

Todo abril e maio eu tenho uma nota só: o Eurovision, competição de música das associações de emissoras da Europa (que tem… a Austrália e Israel) e que surgiu como forma de resolver as pinimbas que eles tem com uma competição saudável. O Maneskin, por exemplo, foi um dos vencedores dos últimos anos!

Em 2023, o evento era para ser na Ucrânia, mas por motivos evidentes, vai acontecer em Liverpool, no Reino Unido. Tradicionalmente, o Eurovision tem um monte de música camp e esquisita e eu gosto mais quando ele está na sua forma mais estranha. Então com isso em mente, segue as músicas que eu mais gostei dessa edição até agora, para vocês ouvirem:

  • Gladiator, do Jann: quando essa música saiu, um monte de fanart do Lestat como o Jann surgiu e eu me apaixonei. Ela não está competindo formalmente porque teve uma marmelada lá na Polônia que mandou uma mulher ruim e sem talento, mas no meu coração essa aqui ganhou e está na competição!!

  • Cha cha cha, de Käärijä: essa aqui tem CONCEITO e eu amei muito. Basicamente eu e minhas 39 personalidades!!

  • Blood and Glitter, de Lord of the Lost: sempre AMO quando mandam bandas de metal pra competição e essa aqui tá na mesma vibe da vez que o Lorde competiu e ganhou.

  • Ai coração, de Mimicat: Eu tive que ouvir umas cinco vezes para entender que ela estava falando em português mesmo? Sim, mas gruda na cabeça que nem chiclete e não SAI. Muito fofa, apostaria que fica no top 5 dos televoters e dos jurados.

  • Evidemment, de La Zarra: todo ano a França manda uma música muito francesa, né, e esse ano não poderia ser diferente, o surpreendente ela ser boa e divertida!

  • My sister's crown, de Vesna: como diz o comentário mais curtido do vídeo, “essa música faz com que eu me sinta uma mulher eslávica empoderada e eu sou um menino espanhol”. Sucessora espiritual de Russian Woman (como está a Manizha? Espero que esteja bem e viva e longe da Rússia que nem o Little Big).

  • Mama ŠČ!, de Let 3: eu nem gostei muito da música mas não sei o que está acontecendo aqui e a essa altura tenho vergonha de perguntar.

As semifinais acontecem nos dias 09 e 11 de Maio e a grande final, no dia 13 de Maio, e é transmitida online ao vivo e gratuitamente! Dá para ouvir todas as músicas desse ano nessa playlist aqui.

Recomendações do Mês:

  • Abril teve MUITOS lançamentos interessantes de autores brasileiros que entraram na minha fila de próximas leituras: Coração morto, da Elli C. Almeida; Belladonna, da Laura Reggiani; Aliança de Sangue e Honra, da Gabi R. M. Moura; Flor do Vento, da Raianne Viana e o início do envio seriado de Desmortos, da Mary C. Muller!

  • Em leituras, li Morning Glory Milking Farm e recomendo demais. É um monster romance muito fofo sobre uma pobre coitada que termina o doutorado, fica desempregada e acaba indo trabalhar numa fazenda de ordenha de minotauro que paga muito bem e se apaixonando por um dos clientes. O mundo é bem interessante também e é uma série, cada uma com um tipo de monstro!

  • Também comecei a ler Gild, da Raven Kennedy, uma fantasia sombria com romance que o pessoal tá hypando muito e achei muito melhor do que a média do que o Tiktok ama até agora. Também estou lendo A Pediatra, que é deliciosooo. A protagonista não vale nada e a obra toda tem um humor muito peculiar.

  • Ainda em leituras, estou participando do Maio Nacional, com a listinha de leitura que abre essa sessão! Os dois primeiros são obras que comecei mês passado e quero terminar em Maio, e se eu conseguir, já estou no lucro!

  • Em Abril também tivemos três bandas/cantores que amo muito. O Ghost chegou arrebentando tudo com um cover de Jesus he knows me, do Genesis, com direito a clipe com padre em orgia e afins. A Florence mudou minha vida com Mermaids, que não para de tocar aqui. E o Hozier e Eat your young foram incríveis o suficiente para um dos meus próximos projetos de escrita ser nomeado pela música. Além disso, o Garbage lançou um cover excelente de Cities in Dust do Siouxsie and the Banshees!

Ufa. Acho que é isso!

Acho que teremos uma edição bônus esse mês com o extra de Alquimistas, mas não prometo nada. Na pior das hipóteses, no fim do mês envio tudo certinho! Só por ser de graça não quero que vá mal feito ou mal revisado, enfim.

Lembrando que agora o Beehiiv permite comentários e eles estão liberados em todas as newsletters.

Até a próxima!

Onde encontrar meus livros

Join the conversation

or to participate.