• Belle Époque
  • Posts
  • #24 - Outubro (parte 2): O mais doce veneno e a mais amarga poção

#24 - Outubro (parte 2): O mais doce veneno e a mais amarga poção

Um pouco sobre o meu lançamento atual e o projeto que vou trabalhar mês que vem!

Imagem de uma mesa com um caderno antigo com folhas de pergaminho vazias, uma chave e algumas poções

Na segunda newsletter do mês, a gente vai falar muito de escrita! Nela, você lê:

  • Estudo sobre Amor e outros venenos letais começou a ser lançado!

  • Encantamento (também conhecido como Shitty Wizards, também conhecido com o que vou escrever no NaNoWrimo?)

  • Recomendações do mês e outras divagações!

Estudo sobre amor e outros venenos letais começou a ser lançado!

Estudo sobre Amor e outros venenos letais já começou a ser enviado a todos os assinantes da noveletter (e o capítulo um foi essa semana para os assinantes do catarse!), além de estar disponível no Wattpad e no Tapas.

Eu me diverti demais fazendo a apresentação dos personagens agora e, embora não considere algo essencial, é um texto de apoio interessante e engraçado, que sempre complementa a leitura! O Guia de Leitura também é algo acessório para quem gosta de saber mais detalhes sobre o mundo (e para quem não está acostumado com as formas de apelidos russas), mas não é essencial. Dessa vez, as ilustrações são do Dante Luiz, que desenha pela segunda vez os personagens e a horny jail da Noveletter está próxima da sua capacidade máxima depois de todas as reações que tivemos ahaha.

Mas enfim! Espero que quem vai acompanhar goste e não queira me matar no final!! Para dar um gostinho do que vem por aí, segue uma imagem de divulgação que fiz listando tudo que você encontra nessa história:

Imagem da capa de Estudo sobre Amor e outros venenos letais em um e-reader, no centro de um fundo meio marmorizado e vermelho. A lista de itens: - Más decisões descem melhor com vodka - Trisal de bis caóticos - É verão, está meio QUENTE aqui - Inteligência emocional combinada dos 3: -50 - PERDEU TUDO! O drama de Aleksey, morando de aluguel! - Ninguém morre envenenado, mas de tesão reprimido não posso garantir - Parte 2 de 3 da história Publicação seriada pela Noveletter

Encantamento (também conhecido como Shitty Wizards, também conhecido com o que vou escrever no NaNoWrimo?)

Eu participo do NaNoWrimo desde 2010 e acho que até quando estava ocupada com outra coisa (como com a monografia ou a dissertação), usei o NaNo para tentar me fazer ter uma rotina de escrita para essas obras. Eu escrevi grande parte do meu livro de estreia com o outro pseudônimo no NaNo de 2011, mas só fui ganhar pela primeira vez em 2019, e depois em um CampNano de 2020. Ganhar, para mim, é secundário - eu gosto de usar o momento para tentar organizar ideias, começar projetos novos, me obrigar a ter uma rotina.

Em Julho, falei das perspectivas para esse semestre (depois de um texto que foi difícil botar para fora, ficou meio incoerente e me fez perder a maior quantidade de assinantes em uma newsletter ahahah) e fiz um comentário de que queria achar sarna para me coçar e participar do NaNoWriMo, mas não sabia com o quê. Pois bem. Contra toda a racionalidade, eu não só decidi de fato participar do Nano (nem que seja escrevendo 100 palavras por dia da história), mas também decidi qual história é para ser contada. Bem, ela decidiu por mim que era hora de sentar no banco do motorista e guiar o carro.

E aconteceu meio sem querer: eu estava lavando louça e daí tive a epifania de que um dos protagonistas dessa história é um narigudo "feio" e que a protagonista odeia o fato de se sentir atraída por um feio. Daí esses detalhes da história desabrocharam como uma flor, tomando cada vez mais espaço nos meus pensamentos e me deixando muito empolgada (e, de quebra, me fazendo escrever mais do que estou trabalhando agora e preciso terminar para dar espaço para essa nova história).

Apresento, então, o meu projeto do NaNoWrimo: Encantamento (nome provisório!!).

Moodboard com nove mini-imagens

Em Janeiro escrevi uma newsletter sobre uma das ideias que eu tenho e falando um pouco mais do tipo de worldbuilding que gosto e que queria experimentar e falei um pouco dessa ideia, mas desde então, ela só cresceu. Sempre foi a história de Voski, um mago da mata que é conhecido por roubar corações, e Zarina, sua maior rival, e de como eles acabam presos em uma casa por causa de uma maldição e só tem duas opções para ganharem a liberdade: quebrar a maldição nos termos dela (o que é impossível, porque envolve Voski achar o amor verdadeiro dele que NUNCA, JAMAIS poderia ser a Zarina) ou achar uma brecha no feitiço que o invalide.

Em resumo, se fosse para botar em tag no AO3, seria: Duárico, rivals to lovers, gostosa x narigudo feio, proximidade forçada, e se o howl tivesse jogado a sophie numa mesa, se ajoelhado e-, plot what plot.

Estou bem animada e tenho até a música tema do mago emocionado que o Voski é e talvez tenha a da Zarina e é muito divertido como a energia dos dois é completamente diferente! A pasta no pinterest tá prontinha também, só falta a playlist para escrever (que está sendo construída na minha mente ainda).

Acho que talvez seja um projeto que nasceu para ser feito em um Nano porque eu não preciso me preocupar com nada além de acertar a dinâmica entre eles nesse primeiro rascunho. Como vai ser esse experimento em usar um worldbuilding com pontos que todo mundo já conhece, sem precisar me aprofundar muito, não vai ser necessário fazer um grande trabalho para explicar tudo de forma orgânica que não pareça infodump e sei lá o quê.

Também acho que é um descanso que eu preciso da INTENSIDADE de Morena, Ivan e Aleksey antes de voltar para eles novamente (porque eles alugaram um triplex com contrato sem vencimento na minha cabeça).

Para quem participa do Nano, me adicionem por . Eu também gosto muito do perfil NanoBr para ver quando vão ter encontros de escrita (eu fui em um aqui em Curitiba em 2019 e foi bem divertido e escrevi bastante!) e usar os templates que eles disponibilizam para acompanhar as palavras.

Para finalizar essa parte, fiquem com o produto de horas pesquisando narigudos até algum fazer o clique e eu falar 'É ISSO, É ESSA A REFERÊNCIA QUE VOU MANDAR PARA A ILUSTRAÇÃO". É o ator Matvey Lykov no filme On Drakon (que é excelente, assistam).

Imagem do ator do filme on Drakon

Recomendações do mês e outras divagações:

  • Vocês devem ter reparado que a newsletter mudou um pouquinho. Pois bem, estamos no terceiro servidor de newsletter! Nos últimos meses, o Revue vem dando vários problemas e tendo diversas instabilidades que me deixaram um pouco receosa em continuar lá, então acabei migrando para o Beehiiv, uma plataforma relativamente nova que está surgindo como alternativa ao Substack. Eu tenho questões com o Substack, então tento fugir enquanto dá. O lado positivo de newsletters é justamente esse: podemos pegar nosso conteúdo e nossos inscritos e migrar, sem medo de perder seguidores nesse processo. Dito isso, sintam-se livres para se desinscrever se não gostarem da mudança!

  • Agora, é possível acessar todos os posts antigos da Newsletter (inclusive os que estavam perdidos na tinyletter!) e ainda consigo deixar alguns em destaque!!

  • A respeito disso, nos dias 05 e 06 de Novembro acontece o evento sobre newsletters O Tempo e o Texto, voltado para quem quer ter, quem consome e quem acha uma ideia interessante para fugir das plataformas tradicionais. A Val Alves, da Noveletter, estará participando em uma mesa de narrativa seriada! Além disso, há oficinas de diversos temas (inclusive com a Aline Valek!). O evento não é gratuito, mas custa só R$ 48,00 e vai ser bem interessante.

  • Em um interlúdio musical, a Rina Sawayama lançou o clipe de Frankenstein, minha música favorita (por enquanto) do album novo dela, e ele é PERFEITO.

  • Eu também estou muito viciada em João Gomes e culpo minha mãe que tem uma fanfic que o João Gomes e o sanfoneiro dele são um casal. As que eu mais tenho ouvido são Meu Bem, Meu Pedaço de Pecado e Eu tenho a senha. Ele também lembra muito um primo meu que é peão de vaquejada e trocou a esposa por um cavalo, então tem isso!

  • Não estou conseguindo ler ficção direito porque a carga do doutorado aumentou (eu comecei a ler os livros de uma das pesquisadoras que serão meu objeto de estudo E estou fazendo estágio docência em Formação Econômica do Brasil, então tenho que ler a bibliografia junto com os alunos), então o último que terminei de "ler" foi o audiobook de Ruby Fever, de Illona Andrews! Agora estou ouvindo Vampire Lestat e pegando vários detalhes que eu havia esquecido ao longo dos anos.

  • PARA ME DESPEDIR, DIA 30 É 13 E CONFIRMA!! NA PRÓXIMA NEWSLETTER O LULA JÁ VAI SER PRESIDENTE!!

(ah, agora o negócio de "onde ler" está no finzinho, conectado ao e-mail. Não sei se vai funcionar?? Me fala se deu certo aí para você?)

Lembrete: Ao comprar na Amazon com qualquer link dessa newsletter, recebo comissão de venda e você me ajuda a continuar meu trabalho!

Onde encontrar meus livros

Veja os avisos de conteúdo em meu site.

Join the conversation

or to participate.