#9 - Tudo junto e misturado

Você pode ler as edições publicadas na tinyletter aqui!

Você pode ler as edições publicadas na tinyletter aqui!

Lembrete: Ao comprar na Amazon com qualquer link dessa newsletter, recebo comissão de venda e você me ajuda a continuar meu trabalho!

Nessa Newsletter, usei uma música para cada seção. Junte elas e você ganha uma mini-playlist.

  • Duas obras audiovisuais para Outubro;

  • Meu conto na Maçã do Amor;

  • Fim de Tratado Sobre Tempestades;

  • Resumo da Quinzena

Mas ANTES, uma Errata da edição anterior:

A Val Alves me corrigiu e apontou que você pode até ler Psy-Changeling separado, mas é muito melhor ler na ordem E que em algum momento fica extremamente confuso se você pega aleatoriamente. Como a série também acompanha as mudanças no mundo e vão tendo tretas cada vez maiores, é complicado. Então fica essa correção aí!

If you have Ghost, you have everything

Eu estou cansada demais pra entrar na discussão periódica de blábláblá pare de ser colonizado esqueça o Halloween, então fica apenas o registro de que estou ciente e decidi continuar.

Sabendo disso, apesar de não estar conseguindo ler direito, surpreendentemente estou conseguindo ver coisas audiovisuais! Eu desenvolvi uma técnica incrível e nunca pensada antes na história da humanidade: fechar a cortina, apagar a luz e fechar a porta. Pois é, quem diria que emular parcialmente o ambiente de um cinema faz meu cérebro hiperativo prestar atenção nas coisas por intervalos maiores do que 15 minutos de cada vez?

E o que fiz nos últimos dias?

Obviamente várias coisas de horror/terror. Hoje não vai ter textão sobre o gênero, existem pessoas que falam sobre o assunto com muito mais frequência e propriedade do que eu por aí, como o podcast Esqueletos Gays e o blog Fright Like a Girl - então vamos direto ao que interessa. Vou ser breve porque tem muita novidade nessa quinzena e vou indicar só duas coisas.

Missa da Meia-Noite

Eu vou ser bem sincera com vocês: eu nunca tive muito interesse em ver as outras séries do Mike Flanagan que estão na Netflix. Eu vi o trailer de Missa da Meia-Noite meio na vibe "ah, vou ver aqui pq vai que essa eu curto?" e eu curti MUITO o trailer, fiquei ansiosa por ela! Comecei a ver pouco tempo depois que ela saiu (nos meus parâmetros).

Eu já sabia alguns spoilers de antemão, mas cheguei no episódio 3 e... bem, a série não era nada do que eu tinha esperado com base no trailer. Os temas são próximos do que eu estava esperando - extremismo e loucura religiosa - mas a forma como ela escolhe abordar isso é bem diferente da que eu queria. Do mesmo modo, o catolicismo branco norte-americano é bem diferente do catolicismo latino-americano; os temas, a estética, etc, tudo parece muito esquisito para mim. Daí veio o choque. O fato de os episódios 4 e 5, por mais interessantes que sejam, não se comprometerem muito com nenhum dos temas das duas partes da série (os 3 primeiros, que tem esse foco em fé e milagres, e os 2 últimos que é a merda batendo no ventilador) me deixou muito irritada com tudo.

Só que daí eu parei e refleti: é completamente injusto julgar uma obra com base nas vozes da minha cabeça e um trailer que era para outra série (com medo de dar spoiler)(que eu nem acho que devia ser spoiler, era pra ser o marketing principal, mas enfim), principalmente algo que estava me divertindo e que tinha temas que eu gostava. A série só não tratou como eu estava esperando porque não era a proposta.

Depois que eu reajustei as expectativas, eu terminei de assistir AMANDO demais a série. Ela é sobre fé, religião e comunidades, em todas as formas possíveis, e eu sei que muita gente reclama dos monólogos e tudo o mais, mas pra mim o charme dela é justamente nessas profissões de fé feitas por personagens de todo tipo de crença (ateus, agnósticos, muçulmanos, católicos...). Missa da Meia-Noite também é sobre falsos profetas, sobre radicalismo e extremismo religioso e como isso afeta e muda uma comunidade, como se espalha entre as pessoas como uma doença e os dois últimos episódios são um triunfo. Sério mesmo, eu não consegui parar de assistir entre um e outro - e os últimos 15 minutos, especificamente, são perfeitos.

Esse é um filme russo de terror de 2020 que mistura vários tropes de filmes de terror espacial para contar uma história que é divertida, reflexiva e que lembra muito A Bela e a Fera (de forma inusitada). A história: um astronauta volta de uma missão espacial carregando... um amiguinho.O general responsável por investigar essa missão convida, então, essa médica que usa meios não-ortodoxos para tratamento de seus pacientes (e está sendo julgada por um conselho de ética por isso ahahah) para tentar separar o hospedeiro do astronauta, liberando ela para usar qualquer meio que for necessário.

É bem direto ao ponto nesse aspecto, mas o que faz o filme ser divertido e funcionou muito bem para mim é que não tem um personagem que seja bonzinho. Todo mundo tem seus próprios motivos, suas próprias regras morais, e estão dispostos a fazer qualquer coisa para alcança-los. O pior pecado não é você ser inescrupuloso, é você ser covarde. O personagem que recebe mais recriminação é justamente o cara que não faz nada (e ainda assim ele tem uma chance de "redenção", dentro dessa narrativa, que é muito boa). Enfim, é sempre interessante ver como outras culturas pegam esses temas e as trabalham, e essa história de Passageiros Alienígenas ganha uma roupagem diferente sob esse olhar russo. Gostei muito!

(Ah, tem uma resenha muito boa no letterboxd que é tipo "se são os russos que fazem deixa de ser estereotipo, né???" sobre um aspecto do filme que eu ri alto demais, se vocês assistirem vão sacar na hora o que é)

Tell me it's a nightmare

No início do ano, o pessoal da Revista Maçã do Amor me convidou para a revista de Outubro deles, com o tema Amores Sombrios (para ler, só clicar no link!), e Livre foi o resultado - uma história sobre uma mulher em uma situação horrível e a criatura que aparece em seus pesadelos (ou sonhos?). Indiretamente também é a história de um corno, mas isso é um detalhe.

Essa história se passa num mundo que chamo de Pesadeloverso, por falta de palavras melhores, mais especificamente numa cidade que é governada por sete Casas, cada uma representando um pecado capital, governada por um arquidemônio. Sim, é tipo romance de máfia com demônios. Pelo tamanho, é uma história bem direta, centrada nos encontros entre Madalena, que começa definida apenas como esposa do líder da Casa da Ira e filha da Casa da Avareza; e Asmodeus, maior inimiga do marido de Madalena e líder da Casa da Luxúria. Dessa vez, as duas são 100% gado uma da outra!! (Eu falo dessa vez como se tudo que eu escrevesse não fossem as pessoas sendo 100% gado).

A história tem como aviso de conteúdo principal menções à violência doméstica , embora seja focado na vítima e no que ela está sentindo e não nos atos em si. Ah, também tem pesadelos carentes e mimados :D.

Gostei demais de trabalhar com a Maçã do Amor e da edição que fizeram. Essa é a terceira ou quarta vez que passo por um processo editorial em que um dos personagens é não-binário e, nesse caso especificamente, Asmodeus é uma pessoa genderfluid que usa qualquer pronome e eu faço a troca propositalmente algumas vezes - e tanto a edição quanto a revisão me ajudaram bastante a deixar esse aspecto mais claro e mais natural. Agradeço demais por tudo! Enfim!! Gosto demais do projeto delas e a edição anterior, de Festa Junina, foi excelente. Recomendo!

Quando a Madalena e Asmodeus, eu quero muito que Madalena se vingue do marido nessa energia aqui então há planos para revisitá-las no futuro (sou uma mulher de gostos simples, vejo a possibilidade de um arco de corrupção e quero meter meus personagens nele).

I'd sacrifice myself to you (...) Because you know that I love you

A primeira novela de Alquimistas, Tratado sobre Tempestades e outros fenômenos extraordinários, chegou ao fim essa semana para todo mundo (agora que está completa, você pode ler no arquivo da Newsletter, no Wattpad e no Tapas) e eu só tenho a agradecer a todos que acompanharam o lançamento. Toda vez parece que falo a mesma coisa nessa parte, mas eu fico realmente muito feliz que tanta gente tenha amado esses personagens e a história e queira ler mais sobre eles! Eu estava pronta para todo mundo odiar os personagens, achar a estrutura esquisita e detestar tudo num geral. Só de saber que não são todos os leitores que estão nessa categoria - e que são mais do que eu esperava - me deixa muito satisfeita.

Sempre repito que tem público para todo tipo de história, mas é sempre bom a comprovação de que essa máxima é verdadeira. Mas enfim, em 2022 tem mais e espero remendar o coração com buraquinhos de quem decidir continuar acompanhando a história (mas dentro do possível para a história do meio porque a MXTX e a Sierra Simone ainda são grandes inspirações para o rumo de Alquimistas AHAHAH)(nesta casa é necessário batalhar muito pelo final feliz).

É seu coração que tá mal assombrado

  • Eu falei da MXTX na parte anterior, então me sinto obrigada a recomendar por cima Scumbag System (essa primeira temporada é na infância do Binghe, a segunda temporada lança ano que vem); Mo Dao Zu Shi (e o drama The Untamed, que está na Netflix) e Heaven's Official's Blessing (que também tem na Netflix). No futuro teremos uma newsletter só sobre ela.

  • O Querido Clássico fez um texto muito bom sobre o apagamento da literatura Gótica brasileira. Recomendo!

  • Eu reaprendi a ler!!! A primeira coisa que terminei em meses foi uma história que não posso falar ainda, mas que é divertidíssima e muito fofa e aaaaaaa. Depois peguei Bad Alpha, da Kathrynn Moon e Tempestade da Paixão, da Brenda Jackson, para ler e estou bem perto de terminar?? Vamos ver se continuo nesse ritmo (e se consigo terminar um dos 300 livros que comecei nesse período).

  • Também li dois continhos que saíram esses últimos tempos: O pior pesadelo de um homem, da Marina Feijóo, que segue a vida de uma súcubo assexual ao longo de séculos, acompanhando sua jornada, uma história muito interessante e centrada em raiva feminina; e Corrida Celestial/Hit, do Matheus Medeiros, que reúne duas histórias em uma - na primeira, acompanhamos uma competição mortal de pessoas que querem pedir um Milagre para o Santo; na segunda, uma competição de Divas Pop levando a sério demais a rixa entre fandoms. Ambos tem mundos bem divertidos e eu terminei desesperada por mais coisas no mundo de Corrida Celestial.

  • A série Thornchapel da Sierra Simone entrou toda no Kindle Unlimited e fica até o natal! Eu li Lesson in Thorns e amei MUITO, ele é um livro com rituais! vibes góticas! pessoas transtornadas! uma grande orgia fffmmm! um padre! Enfim, fica só o lembrete de que essa é a série mais tabu da Sierra até hoje, e tem sexo com padre (nem tão tabu assim), incesto, etc. Acho que ela tem os avisos de conteúdo no site dela.

  • O Ghost lançou uma música nova, Hunter's Moon, e me jogou de novo na obsessão em ouvir músicas deles. Ainda bem que eu só escuto música em fone, ou provavelmente já teria sido acusada pelos meus vizinhos malucos de abrigar um culto satânico.

  • Também teve música nova do Maneskin, MAMMAMIA, mais uma música super divertida e eles continuam lindos (menos o loirinho)(coitado, vc é bonitinho, loirinho, só tá no meio de concorrência desleal).

Acho que por essa semana é isso. Algum dia irei aprender a ser concisa, mas esse dia não foi hoje.

Boa quinzena para vocês!

Join the conversation

or to participate.