• Belle Époque
  • Posts
  • #8 - Romance Paranormal: Onde habita? Como se alimenta?

#8 - Romance Paranormal: Onde habita? Como se alimenta?

Essa é a newsletter de Isabelle Morais, onde vocês encontrarão recomendações, reflexões e atualizações sobre a sua escrita. Para ler as edições anteriores na tinyletter, é só clicar aqui.

Essa é a newsletter de Isabelle Morais, onde vocês encontrarão recomendações, reflexões e atualizações sobre a sua escrita. Para ler as edições anteriores na tinyletter, é só clicar aqui.

Lembrete: Ao comprar na Amazon com qualquer link dessa newsletter, recebo comissão de venda e você me ajuda a continuar meu trabalho!

Antes de começarmos...

Sei lá o que rolou em setembro que o mês passou VOANDO. Essa era a newsletter do dia 15/09, mas eu me enrolei toda e acabei atrasando e decidi deixar para mandar ela hoje. Enfim, c'est la vie (sei lá viu)! É o que eu ganho por decidir fazer as coisas muito mais elaboradas do que elas PRECISAVAM ser, mas esse é só meu jeito ninja. Como sempre, coloco o sumário aqui de cara pra você pular direto para o que quiser ler.

Resumo da Newsletter

  • Romance Paranormal: o que é?

  • Uma seleção de livros desse gênero!

  • O que vem por aí: notícias e lançamentos dos próximos meses!

  • Resuminho do MÊS

Romance Paranormal: o que é??

Sempre começo essas recomendações com um textinho explicando o subgênero e Romance Paranormal não vai ser diferente. No entanto, gosto de dar uma pesquisada para escrevê-los (hábito de acadêmica, eu sinto muito!) e pesquisando sobre Romance Paranormal eu cheguei em... muitas opiniões e definições diferentes e conflitantes e no final saí sabendo menos do que eu sabia antes. Acho que é algo natural com gêneros que são relativamente novos - é comum que os gêneros literários mudem ao longo do tempo, mas é especialmente verdadeiro quando eles ainda estão se consolidando. Tanto "Paranormal Romance" quanto o termo "Fantasia Urbana" como usamos hoje em dia tomaram uma forma mais robusta e ganharam visibilidade na década de 2000.

Mas vamos em ordem: O que é Romance Paranormal? Vamos começar da definição da RWA:

Paranormal Romance: Romance novels in which fantasy worlds or paranormal or science fiction elements are an integral part of the plot.

Romance paranormal: Romances românticos em que mundos de fantasia, paranormais ou elementos de ficção científica são partes integrais do enredo.

E é isso. Simples assim: romance paranormal é qualquer livro de romance que tenha um elemento de fantasia, paranormal ou ficção científica. Ou seja: não ajudou porra nenhuma, valeu flw.

Daí comecei a pesquisa. A Sarah Frantz, uma acadêmica em romance, lembra que para ser romance paranormal PRECISA ser um romance: ou seja, ter uma história romântica como central, ser emocionalmente satisfatória e ter um final feliz. O paranormal vem de coisas "além desse mundo" e, para ela, o romance paranormal precisa necessariamente se passar no nosso mundo, com esses elementos além do "natural". Ela ainda adiciona que há um tema em comum em todos os romances paranormais: eles lidam com essa relação do nosso mundo com o "outro", com o diferente, com o inexplicável.

Ele também é diferente de Fantasia Urbana, embora os dois as vezes sejam MUITO parecidos, principalmente nessa temática de como lidar com o outro. A fantasia urbana, como entendida hoje, também trata de coisas "paranormais" em ambientes urbanos (mas não necessariamente no nosso mundo!), mas não tem foco no romance. Anita Blake, da Laurell K. Hamilton (que eu amo muito os 9 primeiros livros!) é fantasia urbana e não romance paranormal.

Você com certeza já teve algum contato com algum desses dois gêneros se tinha mais de 10 anos nos anos 2000 - foi a época em que eles BOMBARAM. Há muitas explicações para isso e como sempre me alongo muito, vou só resumir. É algo parecido com o que levou os super-heróis à ascensão: após o 11 de Setembro, o clima nos EUA era de incerteza e medo, eles tinham sido atacados no seu próprio país! Havia certo conforto nessas histórias que envolviam pessoas com poderes sobre-humanos, sobrenaturais, até imortais, que poderiam proteger as pessoas de qualquer ameaça. Daí surgiram inúmeras séries e o gênero foi se proliferando (sim, Crepúsculo é 100% filho dessa era) e como nossa principal influência cultural nesse período ainda era os EUA, essa moda veio parar aqui também (mas mais em forma de Vampiros, mas daí é história para outra coisa).

O gênero saiu dos holofotes na década de 10, mas continuou sendo produzido e evoluindo! Nos últimos anos, com o boom dos lançamentos independentes em ebook, tem cada vez mais livros sendo publicados, com todo tipo de cenário sobrenatural/paranormal e misturando outros subgêneros (como dark romance, harém reverso, etc). Além disso, tenho essa teoria que a gente está às vésperas de mais uma moda de vampiro, e isso com certeza vai trazer mais livros de romance paranormal para a publicação tradicional, porque as duas criaturas mais comuns no gênero são vampiros e lobisomens.

Para a seleção de hoje, separei livros que li e amei, que me recomendaram, que estão na minha lista para leitura no futuro ou que são muito citados no gênero! Ou seja: um balaio de gato. Mas acho que é importante para mostrar a dimensão que o gênero tem, principalmente porque muita gente parou naquela imagem de livro dos anos 2006, do início, que tem um Alfa Possessivo e relacionamento tóxico, etc.

Uma seleção de Romances Paranormais

Todas as vezes que peço recomendação de romance paranormal aparecem pelo menos umas 3 pessoas berrando PSY-CHANGELING!!!!! A Nalini é uma das grandes expoentes do gênero e essa série dela é gigante - mas não tema! Algo que é muito comum e muito útil do gênero é que sempre são livros que são com casais individuais, então você não precisa ler na ordem e pode entrar para ler a qualquer momento. Se passa num mundo em que existem os Psy, a raça governante de pessoas com poderes psiquícos e os changelings, que são metamorfos. Cada livro explora um casal e mais do mundo!

Eu AMO essa série e ela anda uma linha bem tênue entre romance paranormal e fantasia urbana, mas como todos a série toda acontece ao redor do relacionamento da Cat e do Bones e é o ponto CENTRAL de todos os livros, em geral é classificada como Romance Paranormal. Enfim, aqui é aquele velho esquema de vampiros: meia-vampira vira caça vampiros, conhece vampiro que quer matá-la, os dois se apaixonam e viram caça-vampiros juntos. É simples assim, e ainda assim o mundo que a Jeaniene constrói para essa série é INCRÍVEL e o relacionamento da Cat e do Bones é apenas TUDO PRA MIM. Ela saiu inteira em português, mas acho que os primeiros livros estão fora de catálogo.

Duas séries que tem livros em português e no Kindle Unlimited e que aprecem com frequência nas listas de livros notáveis do gênero! É no mesmo esquema de Psy-Changeling, com vários livros centrados em casais diferentes, e já me recomendaram demais a série da Kresley Cole, com a observação de que o começo ainda reproduz muito daqueles alfas possessivos que eu em geral não gosto. Clã das Adagas negras não foi para mim - eu detestei o primeiro livro e não quis continuar porque não achei nada interessante, mas tem MUITA gente que gosta e acho que é uma das séries de romance paranormal com publicação mais longeva do Brasil.

Esse é o primeiro de uma série que começou a ser lançada ano passado! Estou com ele aqui para ler e eu acho que é um exemplo muito bom de como o gênero evoluiu modernamente: é a história de um metamorfo acusado de matar o grupo de mafiosos que matou seu irmão e sua advogada de defesa, que está 100% ciente de que o cara cometeu os crimes e quer continuar. O que me chamou muita atenção nesse é que todas as resenhas que li ressaltam como ela não tá ali para absolver ele dos crimes e dos erros que ele fez, e ela não passa pano para as ações questionáveis dele - isso não quer dizer que ela goste MENOS dele. E eu amo d+ essa capa.

A Thaís tem uma produção muito grande do que a RWA consideraria romance paranormal (os de Alien dela também entrariam, pela definição!), mas pela adotada aqui, essa é uma das séries que ela tem que se enquadra. São três livros, cada um com um casal diferente, e foge dessa coisa de vampiros, lobisomens, metamorfos. Eu já até comecei a ler o primeiro e estava me divertindo muito, mAS desaprendi a ler kkkkk.

O que vem por aí

Estamos na reta final de Tratado Sobre Tempestades e outros fenômenos extraordinários e eu tenho me divertido DEMAIS com os memes, as reações e afins. Eu fico muito feliz que tanta gente tenha acolhido tão bem meus três patetas e goste tanto deles. Não vou entrar em detalhes, mas tenho muita ansiedade em relação a essa história em geral e ver que pelo menos meia dúzia de pessoas gosta tanto dela (e deles!) quanto eu me acalmou um pouco e me fez me sentir menos doida por ter insistido com eles.

Como disse em alguma newsletter anterior, Tratado é a primeira novela de três, e a princípio a segunda também vai sair pela Noveletter, ano que vem. Tratado é centrado nessa prova de graduação em Alquimista Extraordinário maldita que eles participam e como ela mexe na dinâmica entre os três, mas é contida em si mesma - a prova acontece, vemos as consequências dela, e é isso. A próxima acontece mais de um ano depois dessa e também vai dar para ler isoladamente, mas não posso dar mais detalhes. No entanto, o pessoal da Noveletter me liberou para contar o título para quem assina essa newsletter antes do pessoal da Noveletter, então shhh, não é pra espalhar nas redes sociais, viu?

A novela 2 se chama Estudo sobre Amor e outros venenos letais. Divertido, né?

Fora do mundo de Alquimistas, em outubro sai o conto que eu escrevi para a Revista Maçã do Amor, que é a primeira história do que chamo de "Pesadeloverso" e eu me diverti horrores escrevendo. A Maçã do Amor é gratuita, então fiquem de olho nas redes deles se quiserem ler a história quando ela sair!

Em Setembro...

  • A Lindsay Ellis fez um vídeo sobre Loki, o MCU e Narcisismo que é muito, muito interessante. Se você assistir no navegador, tem legenda em português (com tradução automática, mas a qualidade é muito boa).

  • Relacionado a essa newsletter, também recomendo muito o vídeo dela sobre Música de Protesto na Era Bush, que permite entender alguns aspectos culturais dos EUA nos anos 2000.

  • Esse mês saiu outro livro da L.L. Moon, O Caçula do meu chefe! Esse livro é no mesmo mundo dos outros dois dela (Bom dia, Sr. Jones que me diverti bastante lendo e O Casamento Diferente do CEO) e tem um relacionamento de mulher mais velha/homem mais novo.

  • A Giu Domingues lançou O Segredo do CEO, que estrela um CEO que é um lobisomem e eu tenho me divertido demais com a forma como as autoras andam reinventando e subvertendo os livros de CEO e propondo coisas diferentes! E também é romance paranormal.

  • A Raianne Vieira lançou Sob os Ossos, que tem uma sinopse muito interessante e parece tratar vampiros de forma bem diferente (eles são a espécie dominante e tratam humanos como gado)!

  • Eu continuo sem conseguir terminar de ler livros, mas comecei a ler dois que estou gostando muito, apesar de avançar devagar. Um deles é Bombshell, da Sarah Maclean, que mencionei na sexta newsletter e cada capítulo que eu leio eu termino GRITANDO. Tem uma cena de uma briga numa taverna que PUTA MERDA, DIGNA DE JOHN WICK.

  • Além dele também estou tentando ler Her Soul to Take, um dark romance que é um demonio/a menina que ele tem que matar; SS Pleasury, que tá abordando a indústria de filmes adultos de forma bem interessante; O mestre e Margarida, clássico russo que já comentei em outra newsletter, A Deadly Education; enfim. Vocês entenderam o drama, né? Tô mudando de livro loucamente pra ver se termino UM. Aceito recomendações pra parar.

Enfim, acho que por hoje é SÓ. Mais uma newsletter gigante, aparentemente vocês se inscreveram aqui pra isso mesmo, ahahaha.

Join the conversation

or to participate.