• Belle Époque
  • Posts
  • #5 - Ra-Ra-Rasputin (ou a newsletter sobre "Russos") + Início da publicação de Tratado!

#5 - Ra-Ra-Rasputin (ou a newsletter sobre "Russos") + Início da publicação de Tratado!

Esses últimos quinze dias foram bem movimentados porque Tratado sobre Tempestades... começou a sair! O pessoal do Catarse já leu o primeiro capítulo e já conheceu o Ivan, o pessoal que assina a newsletter normal da Noveletter já conhece todo mundo, hoje farei a primeira thread de uma série de threads de shitposting relacionado a essa história e estou muito animada! Com o lançamento resolvi trazer uma listinha de indicações mais ou menos temáticas.

A Newsletter de hoje traz indicações… inusitadas. No planejamento eu tinha escrito "russos que não são russos", porque é isso, em resumo: são histórias escritas por americanos ou ingleses, num geral, que ou se passam na Rússia/Leste Europeu ou são inspirados pela região ou tem personagens russos. Sim, é completamente geral e ABRANGENTE, mas eu precisava indicar De Lukov, com amor e Vampire Academy em ALGUM LUGAR e foi assim que arrumei um jeito.

Por favor, não me julguem.

A gente deve ter uma newsletter de russos russos em breve (até porque Vita Nostra sai pela Morro Branco no fim de Agosto e eu finalmente engatei em O mestre e Margarida), mas por enquanto fiquem com a opção genérica. Vai ser divertido também para poder fazer a comparação mais para a frente, da visão que é construída de fora, de pessoas de países "centrais" e da que vem de dentro. Quem sabe mais para a frente eu também não faça uma de livros brasileiros com russos e no final tudo vire um grande estudo comparativo?

Deathless, da Catherynne M Valente

Nível de hot: ...não tem nada explícito mas de alguma forma é nível 4 de hot.

Eu indico esse livro em todas as oportunidades da minha vida e eu NEM SEI explicar direito. Ele é uma Experiência. Aqui Cat reimagina a lenda de Koschei, o Imortal, na época da União Soviética e o livro mistura contos de fada com modernidade e é apenas… incrível. Também tem um romance lixo perfeito e trechos que dão vontade de tatuar no coração. Tem uma menina russa que eu sigo no Goodreads que disse que dava pra dar título de cidadã honorária pra Cat Valente por esse livro, HAAHAH. Enfim, a protagonista é bi, que nem a Cat, e tem um Ivan que estraga tudo.

De Lukov, com amor, de Mariana Zapata

Nível de hot: 3, mas só tem uma cena lá no final.

IVAN LUKOV É MAIOR E MELHOR DO QUE TODOS. Esse aqui é divertidíssimo: a última chance pra Jasmine continuar na patinação é fazer dupla com o Ivan, que é irmão mais velho da melhor amiga dela e que ela ODEIA. É um "pirraça" para amantes excelente, divertidíssimo e que recomendo muito para quem gosta de histórias de patinação. Há uma grande satisfação em ver uma pessoa de 26 anos e uma de 30 discutindo como se tivessem doze anos e esse livro nos entrega ela!! Também tem um PORCO, mas não vou falar mais porque essa é uma das partes mais divertidas do livro. Eu acho que ele precisava de uma ediçãozinha e de cortar e mudar algumas coisas pequenas, mas nada muito grave e continua sendo muito divertido. Não se espantem com o tamanho, ele é muito fluido e muito rápido de ler.

Wicked Saints, de Emily A. Duncan (YA)

Nível de hot: 1

Minha eu gótica de treze anos ia amar esse livro com todas as forças. É o primeiro de uma série \meio crossover, sobre uma menina que ouve santos e tem a magia que eles dão, um garoto mago de cabelo grande que é mais monstro do que humano e um príncipe alcóolatra que pratica magia de sangue e está no meio de um AUÊ no próprio reino e como o destino dos três se cruza na guerra infinita que acontece entre dois reinos. Eu acho a escolha de Emily de fazer o análogo à Polônia como o País Invasor meio… err, mas no geral, é divertidíssimo, me deu personagens queer excelentes E UMA ÓTIMA CENA DA MENINA BEIJANDO O CARA QUE ESTÁ VIRANDO MONSTRO NO MEIO DE UMA CHUVA DE SANGUE. O segundo livro é mais horror cósmico e não li ainda, mas recomendo e é uma leitura com uma estética excelente.

Spinning Silver, de Naomi Novik

Nível de hot: 1

É a segunda vez que a Naomi aparece nessas newsletters, mas é porque eu amo tudo que li dela!! Spinning Silver tem a mesma pegada de Uprooted, mas enquanto Uprooted é inspirado pelas histórias da parte católica e polonesa da família da autora, esse aqui é inspirado pela parte Judia da Lituânia da família. Ele é sobre Miryem, uma judia filha de um "agiota" que é muito ruim no seu trabalho e que toma o trabalho dele quando a família começa a passar necessidade - e ela é tão boa no trabalho dela que Staryk, o rei das fadas, faz um acordo para ela transformar prata em ouro. É uma história excelente que além disso tem um Tsar com um demônio de fogo na barriga e várias histórias paralelas que se cruzam e a Miryem e o Staryk são INCRÍVEIS.

Academia de Vampiros (YA) (a série completa está 7 reais)

Nível de hot: 2

O QUE FALAR DA SÉRIE QUE ME DEU ROSEMARY HATHAWAY, DIMITRI BELIKOV, ADRIAN IVASHKOV E SYDNEY SAGE??? Eu amo demais essa série (e metade do Spin-off dela, Bloodlines) e a reli ano passado, garantindo que ela continua divertida e boa. Só o Dimitri é russo de verdade (os nobres vampiros são só descendentes de imigrantes do leste europeu) e o quarto livro se passa quase todo na Rússia, com direito a conhecer os Belikov e tudo o mais. Eu realmente recomendo pra quem gosta de séries que tem ação, romance, vampiros com uma mitologia diferente, reviravoltas!! Um grande clássico do YA, na minha singela opinião.

Tem mais algumas na minha listinha que não li ainda (como a trilogia Winternight), mas estou tentando ser breve para que essas newsletters não sejam cada vez maiores!! Você já leu algum desses? Tem alguma recomendação de "russos que não são russos"?? Só responder o email :D

Meu deus, no reino das NOVIDADES DE ESCRITA, muiiitas coisas aconteceram essa semana. Como comentei no começo, Tratado sobre Tempestades e outros fenômenos extraordinários começou a ser lançada e quem assina o catarse da Noveletter já leu o primeiro capítulo e teve uma visão em primeira mão do cérebro do Ivan.

Ontem, na newsletter aberta, saiu uma breve apresentação dos personagens, uma sinopse diferente da que enviei aqui e uma pequena entrevista e é possível ler sem assinar. Eu também reuni todas as coisas que estou postando no twitter numa thread só, para facilitar para todo mundo!

Eu passei os últimos anos refletindo sobre formatos diferentes de publicação e a Noveletter foi um dos resultados de toda essa reflexão (e das pesquisas que fiz para o meu mestrado), mas é a primeira vez que publico algo que não é uma fanfic nesse formato e estou empolgada e nervosa, ao mesmo tempo. Pessoalmente, não gosto muito de invadir o espaço dos leitores e gosto de manter certa distância, por vários motivos. Primeiro porque cresci em fandom, cresci lendo fanfic e vendo fanarts, e acredito que a participação do autor nesses espaços não só cria um desequilíbrio de poder como também deixa as pessoas com mais vergonha? Pessoalmente, não gosto de ter autores que gosto nos meus espaços e não gosto muito dessa proximidade que a internet deu. A ideia de conversar com um autor que eu gosto sobre a obra DELE me deixa incomodada, porque é isso: as obras que eu leio são minhas, em última instância, e não quero ninguém me dizendo como vou aproveitá-las. Eu acho que é um certo mecanismo de defesa que surgiu por causa da quantidade de merda que a Inominável falou sobre Harry Potter ao longo dos anos (e por causa das histórias da Anne Rice processando autor de fanfic). Enfim, nesse aspecto, eu tenho uma visão que sei que não é muito popular.

Em segundo lugar, eu detesto ler resenhas das minhas obras. Aquilo ali não é feedback, não é para mim, o que as pessoas acharam das coisas, se elas gostaram, se não gostaram, não é da minha conta. Meu trabalho termina quando boto o ponto final e coloco a história no mundo, daí em diante, o que acontece é fruto da interação das minhas palavras com a experiência e os gostos individuais, e isso é algo que é incontrolável. Fico muito feliz quando as pessoas me dizem diretamente que gostaram das obras, mas não é algo que vou atrás.

O problema é que postando de forma seriada (e ao longo de 12 semanas!) fica meio inevitável participar desse processo de leitura, principalmente no século XXI com as redes sociais. Eu ainda estou tentando decidir como vou lidar com isso, mas a minha regra de ouro se mantém: só vou comentar no que me marcarem. Não vou responder nada que estiver nas hashtags de comentários, sem marcação, porque é um espaço de quem está lendo e quer comentar com outros leitores. Mas enfim!

Como vocês se sentem quanto a todo esse negócio de proximidade dos autores com leitores? Vocês tem Opiniões fortes ou são indiferentes? Eu sei que vejo uns tweets as vezes que é tipo "como é excelente seu autor favorito ser acessível!!" e eu sempre fico "NÃO, ESSE É MEU PIOR PESADELO", HAHAHA.

Atualizações rápidas da quinzena:

  • Terminei de ler Este é o Mar, da Mariana Enriquez, e já virei parte integrante do Mundinho Mariana Enriquez BR. É uma novela excelente, curta, visceral e com um mundo incrível em que Iluminadas são responsáveis por criar Lendas do Rock. Eu amei demais.

  • Eu ainda não acredito que o clipe de I wanna be your slave do Maneskin é real porém ele é e sou muito mais feliz agora.

  • Eu assisti Cidade de Gelo na Netflix, que é o primeiro filme original russo, e é um romance de época divertidíssimo com uma gangue de bandidos patinadores comunistas que são… os protagonistas! TEM ATÉ QUEERBAITING, é um grande acontecimento!!!! O Alex é tudo pra mim e a cena dele dando O Capital pra namoradinha do namoradinho dele é excelente (me deixa).

É isso! Quanto à plataforma da newsletter, eu estava analisando o Revue, mas não sei me decidi. Eu só QUERIA conseguir botar imagens direito, será que é pedir DEMAIS, Tinyletter??? (e eu não quero ir pro Mailchimp).

Mas é isso!! Boa quinzena para vocês,

Bells

Join the conversation

or to participate.