• Belle Époque
  • Posts
  • #4 - Aquela newsletter sobre Triângulos Amorosos

#4 - Aquela newsletter sobre Triângulos Amorosos

Estamos aqui mais uma vez para MAIS UMA newsletter. Essa já é a nossa quarta, completando dois meses. Por favor, tempo, passe de uma forma menos DOIDA.

Na newsletter passada eu acabei me desviando do meu planejamento e falando do incrível Nós Somos a Cidade, da N.K. Jemisin, e desde então não parei de falar sobre ele. Mas podem se acalmar que não vai ser uma segunda newsletter dedicada a ele não, ahaha.

Hoje eu quero falar um pouquinho sobre triângulos amorosos na ficção. Depois de Crepúsculo, eles ganharam uma reputação horrível e hoje é bem comum as pessoas berrarem ODEIO TRIÂNGULOS AMOROSOS, NÃO QUERO LER LIVROS COM TRIÂNGULOS ROMÂNTICOS e é só mais uma das coisas que o pânico moral e o machismo relacionados ao sucesso de Crepúsculo destruiu. Eu acho que de fato foi um recurso utilizado de forma excessiva nos YA da década 2010 e que muitas vezes foi forçado, mas na maior parte das vezes os "triângulos" não eram triângulos de verdade e sim um V. Você tem A (que sempre é uma menina) que gosta de B (que sempre é um menino) e C (que também é um menino) que gosta de A, e é bem óbvio desde o começo que ela vai escolher o cara sem graça que diminui ela e não o cara que quer que ela seja a mulher mais poderosa do universo por… algum motivo.

Embora as pessoas usem a terminologia de triângulo para esses casos, eu não considero que valha. Se C e B não tem nenhum tipo de conexão ou relacionamento, é só dois caras que tem interesse na mesma mulher e é isso. A tensão do triângulo vem justamente dos três estarem conectados de alguma forma, seja por ódio, por rivalidade, por amizade, por amor romântico, etc. Para mim, as obras que pecam nesse aspecto pecam justamente porque não trabalham também a relação entre C e B, seja qual ela for.

Isso não quer dizer que Vs amorosos não sejam interessantes, se bem feitos. Pegue Vampire Academy, por exemplo. O Adrian e o Dimitri não tem muita conexão ou relação, no máximo conversam e não vão muito com a cara um do outro a menos que estejam tentando impedir a Rose de se matar, e funciona muito bem. E funciona porque a autora entende que é um V, desenvolve bem o relacionamento da Rose com cada um deles e mostra de forma muito efetiva que os dois representam escolhas muito diferentes na vida da protagonista.

Enfim, voltando ao triângulo: para mim, um bom triângulo amoroso é aquele que você não faz ideia de como vai ficar no final, porque a conexão entre todos é muito boa, muito bem feita e todos os relacionamentos funcionam muito bem individualmente. É aquele que você lê querendo que ninguém tenha que escolher, porque uma escolha com certeza iria destruir os três envolvidos na história. É isso que torna tão interessante. Se bem feito, você quer muito que o triângulo amoroso termine em poliamor porque todo mundo funciona muito bem junto.

A cada cartinha o meu texto fica maior, mas vamos a algumas recomendações de obras assim. Devido à minha preferência pessoal, a maior parte deles termina em um trisal ou em poliamor. As obras com * estão disponíveis no Kindle Unlimited.

  • Peças Infernais, da Cassandra Clare*: Nível de hot 2 - Para mim o ÁPICE do triângulo amoroso no YA foi atingido nessa série e eu só recomendo demais. Fico muito frustrada que não tenha terminado com os 3 juntos, mas gosto da solução que ela dá no final. Eu tenho certeza que se tivesse saído mais no fim da década, teria terminado com os três juntos (a Cassandra inclusive tem um trisal canônico na série seguinte a essa!! Eu os amo também).

  • The Naturals, da Jeniffer Lynn Barnes: Nível de hot: 2 - ESSA SÉRIEEEEEEE. Ela é sobre filhos de criminosos procurados pelo FBI que tem habilidades extranaturais - como detectar mentiras, por exemplo - que são colocados em um programa especial para investigar casos engavetados. Além de ser extremamente divertida, o triângulo romântico é muito bem FEITO e a amizade entre o Dean e o Michael é 100% caótica.

Todos os próximos são nível de hot 5!

  • The Beast, da Katee Robert: A Katee Robert é excelente e amo todos os livros dela. Eu não li The Beast ainda, MAS é releitura da Bela e a Fera, com Gaston/Fera/Bela e nos livros anteriores da série, a tensão e a confusão entre os três é incrível e todas as vezes que eles interagem eu só fico berrando VCS SE ODEIAM MAS SE BEIJEM LOGO SEUS TRÊS IDIOTAS. Esse é um livro erótico BDSM, então, veja bem, não é para todo mundo. E The Beast já começa DEPOIS que a Bela não conseguiu escolher, enfim. DIVERSÃO GARANTIDA!!

  • American Queen*, da Sierra Simone: Me ajoelho pra rezar no altar da Sierra Simone todos os dias e American Queen/New Camelot foi a primeira série que li dela. Aqui, temos uma releitura de Rei Arthur com direito a todas as cachorradas de Arturiana, num cenário moderno que é um Estados Unidos num mundo alternativo. O Arthur é o presidente dos EUA, o "Lancelot" é o vice-presidente, os dois são ex-namorados. Eu preciso dizer mais? É outra série erótica com BDSM, e essa aqui tem níveis de angst que vão até a estratosfera e eu amo demais. No último livro tem a melhor cena de sexo e a cena de sexo mais triste que já li na vida, ao mesmo tempo.

  • Mais de nós*, Koda G.: O que falar do Koda? Tudo dele é excelente e esse conto não é exceção. É curtíssimo e, assim como The Beast, já entra direto para a resolução da tensão do triângulo amoroso. É rápido, divertido e bem fofo.

No futuro a gente deve ter uma newsletter dedicada ao grande gênero POR QUE ESCOLHER?? e vamos ter mais indicações com polígonos românticos diversos. Mas é isso!! Eu sinto muito por não trazer mais opções com hot mais leve, mas infelizmente tem esse problema do YA raramente me dar o fim que eu QUERO.

Vocês tem algum triângulo amoroso que gostam muito??? Aceito indicações!

Essa montagem acima é com as ilustrações dos personagens para a Noveletter. A qualidade abaixou um pouco quando subi aqui, MAS vocês vão poder vê-las em toda sua glória em breve. No primeiro envio da história vocês vão conhecer mais sobre cada um deles. As ilustrações foram feitas por Jupiter Figueiredo!

Essas semanas foram bem loucas no quesito novidades de lançamento. Com o fim de As Incertezas da Fortuna, a Noveletter entrou 100% no modo divulgação para Tratado sobre Tempestades e outros fenômenos extraordinários e eu também! Nas próximas semanas, meu twitter e meu instagram será dedicado à divulgação, então peço desculpas de antemão e espero que se empolguem com meus três patetas tanto quanto eu!

Mas enfim temos uma sinopse oficial:

Morena, Ivan e Aleksey são amigos muito próximos há anos - eles são inseparáveis desde que entraram na Azote, a academia de Alquimia; Aleksey foi padrinho do casamento de Morena e Ivan, e não há um baile que aconteça na corte que o trio não esteja reunido.

A dinâmica sempre pareceu certa, mas depois que Aleksey levou um tiro "acidental" do tio e ficou um ano inteiro sob os cuidados de Morena e Ivan, sentimentos novos começam a aflorar e as coisas entre eles parecem confusas e quebradiças.

Ao decidirem participar da prova extra de titulação de Alquimista Extraordinária, Aleksey e Morena não fazem ideia de que o equilíbrio precário entre os três está prestes a ser abalado.

Entre ambições, novos sentimentos e dilemas, Aleksey, Morena e Ivan aprenderão da forma mais dolorida os sacrifícios necessários para proteger quem amam.

Eu considero todas as histórias desse mundo, conjuntamente, como algo que é 100% pertencente ao Romance como gênero, então o final vai ser feliz. Mesmo que não pareça, vai dar certo no fim, tenham fé. Tratado, como eu já disse anteriormente, faz parte de um conjunto de histórias com os mesmos personagens, no mesmo mundo, em momentos diferentes da vida. Todas essas histórias podem ser lidas individual e independentemente, elas só adicionam uma a outra.

Enfim, nós também abrimos um apoio recorrente. Ao assiná-lo, você já começa a receber a história dia 22/07! No dia 29/07 a história começa para todo mundo na newsletter, no wattpad e no tapas.

Isso quer dizer que na nossa próxima cartinha, todo mundo já vai ter conhecido os personagens e estou MUITO EMPOLGADA!!

Outras atualizações:

  • Se quiserem já ir ouvindo a playlist da história, é essa aqui. Ela vai ficar bonitinha, com a capa certa e tudo o mais, em breve, mas já dá para ouvir.

  • Eu vou fazer parte da edição de outubro da Revista Maçã do Amor, com o tema Amores Trevosos! Eu amei demais o conto que escrevi para ela e é bem provável que vire algo MAIOR, mas vamos ver;

  • Terminei de ler A Lady of Rooksgrave Mansion e recomendo DEMAIS, é divertidíssimo. O harém de monstros da protagonista é 10/10 e eu amo TODOS. Ah, é nível de hot 5 ou 6 (inventando mais coisas na escala).

  • Também terminei de ver essa temporada de Loki e que série divertida. Eu podia fazer uma newsletter só sobre a forma interessante que ela lida com desenvolvimento de personagem, mas fica para algum dia aí.

Acho que é isso!! Eu continuo pensando sobre as datas de envio da newsletter e pensando se não troco de servidor, mas no andar da carruagem, essas decisões serão tomadas apenas em 2025, quando forem inevitáveis.Beijos!Bells

Join the conversation

or to participate.