• Belle Époque
  • Posts
  • #27 - Janeiro: Planos para 2023 & recomendados!

#27 - Janeiro: Planos para 2023 & recomendados!

Em 2023, vamos pisar no freio e apreciar a paisagem

Nós tivemos muita gente nova se inscrevendo na newsletter nos últimos meses, então sejam bem-vindes! Normalmente envio essa newsletter na última segunda-feira do mês, mas esse fim de janeiro foi bem corrido para mim, então ela está indo já em fevereiro. A editoria aqui é sempre meio aleatória e cada mês é uma caixinha de surpresas, então escolham uma cadeira e fiquem à vontade.

Vamos ao que interessa!

Na newsletter de hoje, teremos:

  • Uma breve retrospectiva dos meus lançamentos de 2023 + reflexão do meu ano MALUCO + o que vou lançar esse ano;

  • Uma explicação de como vão funcionar os conteúdos extra deste ano;

  • Recomendações do mês!

Ando devagar porque já tive pressa

Considerei muito se fazia essa newsletter com esse tema ou não, mas no fim das contas acho que é interessante para, como dizemos na economia, alinhar expectativas. Com Estudo sobre Amor entrando na reta final, acho que é importante falar um pouquinho sobre processos e o planejamento para os próximos lançamentos/passos.

O ano de 2022 foi um ano extremamente exaustivo para mim. Entre doutorado, freelas editoriais, trabalhos como professora/monitora, o trabalho com a noveletter, a escrita, a divulgação, etc, faltou tempo para praticamente outra coisa. Eu trabalhei praticamente todos os fins de semana do ano passado e mal tive tempo de me cuidar. Minha doença celíaca saiu do controle, minha síndrome do ovário policístico também, eu engordei 12 quilos em um ano, estou me sentindo super mal… Vocês estão entendendo o drama, né?

Então entrei em 2023 decidida a não repetir nada disso. Quando resolvi que iria começar a lançar minhas histórias por conta própria, havia estimado que no máximo duas histórias por ano, do tamanho que desse (fosse conto, novela ou romance), era o ideal para meu ritmo de escrita, principalmente considerando que essa está longe de ser minha única profissão. Com dois lançamentos por ano, eu não fico cansada e não me sobrecarrego; consigo fazer as coisas no meu ritmo e com tranquilidade. Também, eu pensei, não bateria com as coisas do doutorado e eu conseguiria alternar no mesmo esquema que fiz no mestrado, descansando da produção acadêmica com ficção e vice e versa.

O problema é que com o relançamento da Trilogia Anômalos e o lançamento das novelas de Alquimistas, esse planejamento já foi para o saco de cara. Ano passado, eu lancei quatro coisas entre os dois pseudônimos, três delas com menos de 10 dias de distância entre uma e outra. Foram datas que fugiram do meu controle e eu não consegui divulgar nenhum dos três como divulguei Tratado em 2021. E o mais engraçado disso tudo é que nem tempo para me sentir culpada eu tive! Parece que foi um ano inteirinho tentando nadar para a onda não me levar.

Antes de continuarmos, só um lembrete dos lançamentos do ano passado:

Quando sentei para desenhar o planejamento de 2023, decidi que não iria repetir essa loucura. Eu simplesmente não dou conta!! Mesmo com relançamentos, sempre há todo o processo de revisar o livro para ver se está tudo certinho e ele acaba voltando para a minha mão algumas vezes. Também tem a parte de divulgação, que até com os livros lançados tradicionalmente, tenho um esforço considerável se eu decidir ser parte ativa. Além de todo esse processo inerente da publicação, este é o ano em que preciso organizar a minha qualificação do doutorado, apresentar projeto, seminário de tese, além de outros planos aí envolvendo alguns editais acadêmicos que quero participar.

Então com o resto da trilogia anômalos agendada para ser relançada ainda este ano (inclusive o segundo livro, Ameaça Invisível, já está na pré-venda!) e Estudo sobre Amor com o lançamento seriado agendado para terminar quase no próximo trimestre, tive que fazer uma decisão que talvez pareça um contrassenso considerando o que se repete ad infinitum sobre publicação esses dias: esses devem ser os únicos lançamentos esse ano.

Sendo completamente honesta, comecei minha carreira num período em que lançar um livro por ano já era considerado muito e um ritmo muito rápido. Se você me dissesse dez anos atrás que em 2023 eu digitaria que lançar só três livros num ano é um contrassenso, eu ia dar uma gargalhada gostosa demais porque é uma loucura. Mas com a ascensão da autopublicação, facilitada pela Amazon, parece que se multiplica aos montes a sensação de que se você não estiver lançando o tempo todo, vai ser esquecido. Que é preciso lançar 4 livros no ano, 5, 6, sei lá, como se todo mundo desse conta de ler isso nesse volume, como se fosse o ritmo perfeito, ignorando que muitas vezes quem faz isso só trabalha com isso. 

A vantagem da experiência é que eu tenho evidências anedóticas de que isso não é verdade. Acho que em algum ponto da carreira todo autor tem o medo de ser esquecido, mas o que a gente aprende, com o tempo, é que cada lançamento é um livro novo. Você começa do zero todas as vezes. Quem te acompanha e curte mesmo seu trabalho não vai te esquecer, mas você não pode contar só com essas pessoas, então a cada lançamento você precisa buscar novos leitores, independente de se publica um livro a cada dez anos ou um livro a cada dois meses. Então, sabendo disso, por que fazer algo que você não dá conta? Não tem certo nem errado em publicação de livro, tem o que funciona para cada autor e é algo que quem escreve precisa ter em mente.

É preciso paz pra poder sorrir

Voltando ao que interessa, então esse ano provavelmente só teremos o relançamento dos dois últimos volumes de Anômalos, como Bárbara Morais, e Estudo sobre Amor e outros venenos letais, como esta que assina essa newsletter. Digo provavelmente porque se eu terminar uma história que estou planejando aqui, sem compromisso nenhum, talvez ela ainda saia no fim do ano. Mas nem vou falar nada com detalhe porque apenas DEUS sabe como vai ser meu ano de junho em diante, e meu objetivo é ter algum projeto de ficção para descansar da tese que eu faça só para me divertir, talvez seja algo que eu nem lance nunca, sei lá.

Quando estava desenhando esse cronograma, no início de janeiro, considerei tentar me esforçar para trabalhar em algo para lançar em novembro/dezembro, mas ao longo do mês comecei a me questionar para quê? Ao mesmo tempo, a ideia de escrever algo sem compromisso nenhum, sem necessariamente ter o objetivo de publicar me deixou MUITO empolgada e ainda estou pensando bastante nessa euforia. Talvez fique algo que só vou mandar para betas selecionados ou amigos, quem sabe? Talvez vire algo que eu lance só para vocês, que assinem essa newsletter. Vamos ver!

O que sei é que no momento preciso de espaço para desenvolver e organizar ideias, para explorar e experimentar, para escrever sem pressão nenhuma de prazos de publicação e afins.

Eu vou tocando os dias pela longa estrada, eu vou

Ilustrações dos três patetas feita pelo Dante Luiz.

Sei que os leitores de Alquimistas devem ter chegado aqui pensando "CALMA AÍ, MAS E A TERCEIRA NOVELA?" e peço calma. Já não estava nos meus planos ela sair esse ano desde antes desse planejamento, e para contornar a espera pelo e-book de Estudo e a terceira novela (as duas coisas de 2024, a princípio AHAHA), decidi que vou liberar "extras" a cada quadrimestre aqui pela newsletter. Vão ser no espírito do extra presente no e-book de Tratado sobre Tempestades, histórias fechadas e completas com o personagens (não só Ivan, Morena e Aleksey, os outros também podem entrar), e provavelmente devo fazer enquetes sobre o tema delas no canal do Telegram uma mês antes de disponibilizá-las. O primeiro desses extra será enviado em Abril, um mês depois do fim de Estudo! Tenho ideias divertidíssimas que quero explorar, coisas que já estão meio escritas, dezenas de páginas de PWP. Quem sabe a gente até não brinca de AU?

Também estou considerando colocar coisas fora de alquimistas nessas enquetes, mas vamos ver o que o ano me trás, né?

Recomendações do mês:

Como a newsletter do mês passado foi uma seleção de coisas para o recesso/férias, acabei deixando de lado alguns destaques de novembro. Vou corrigir esse problema na deste mês! Ah, os links para a Amazon que me davam comissão agora não podem mais ir por e-mail, mas estão todos aqui na versão web. Caso queriam me ajudar comprando por eles, é só clicar abaixo!

  • Eu assistir Até os ossos, o "filme do timothee chalalalá canibal", como gosto de chamar, e gostei TANTO. É tão bonito, me deixou bem reflexiva. O canibalismo é uma metáfora muito bonita para pessoas que não se adequam na sociedade e eu poderia fazer um texto de 300 mil páginas a respeito. Em vez disso, assistam o filme!

  • Voltei a ler mangás de forma mais assídua nos últimos meses, lendo várias coisas que foram lançadas no Brasil nos últimos meses, e dou destaque a Força, Nakamura!!, um BL muito fofo sobre um menino tímido que não consegue falar com o crush; Boys run the riot, que conta a história de um garoto trans que começa uma marca de roupas para conseguir expressar sua verdadeira essência; Perfect World, que é sobre uma mulher que reencontra o amor de adolescência dela, que virou cadeirante, e os dois voltam a se envolver.

  • A pré-venda de Mo dao zu shi volume dois já está aberta! Lembro que essa edição da New Pop está bem melhor do que a americana.

  • Assisti alguns bons vídeos nos últimos tempos: o Ora Thiago fez um vídeo EXCELENTE sobre a estética Fascista na Cultura Pop e botou em palavras muito mais eloquentes que as minhas um sentimento que tenho há algum tempo e esse aqui é um excelente vídeo sobre Absurdismo (em inglês).

  • Tivemos muitos lançamentos esse mês de livros de pessoas queridas e de obras que me chamaram atenção: O Koda G. lançou uma coletâna em ebook dos contos eróticos da newsletter Só uma rapidinha; Marketing do Amor,, o livro do Renato que eu já falei MIL VEZES AQUI, já está disponível; Poção do amor e outros luxo, do querido Johnatan Aquino, uma história cheia de magia e confusão de bruxinhos no ceará; Dangerous, do Mark Miller, é o primeiro volume de um dark romance gay que me chamou bastante atenção!

  • Comecei a assistir The Last of Us na HBO e estou gostando bastante da série? Nunca joguei o jogo e não sei muito a respeito, então está sendo bem divertido. Também amo tanto acompanhar séries semanais, é tão bom ter o dia certinho de assistir, comentar com os amigos, fazer teorias, deixar os episódios assentarem bem…

  • Eu também assisti a quarta temporada de What we do in the shadows (está na Star+!) e apesar de algumas questões com algumas escolhas, me diverti muito. Essa série sempre é um deleite e se você gosta de comédia e de vampiros, vale muito a pena ver.

  • Tive ideia para um monster romance com minotauro esses dias e a Tassi me passou os clipes EXCELENTES!! da Caroline Polachek que são um romance com um minotauro, então passo para vocês também!

Acho que é isso?? Enfim, até o fim do mês!!

Onde encontrar meus livros

Meu site está temporariamente em manutenção, mas existem avisos de conteúdo nos próprios livros.

Join the conversation

or to participate.