• Belle Époque
  • Posts
  • #2 - Acho que devemos viver felizes para sempre.

#2 - Acho que devemos viver felizes para sempre.

Abrindo os trabalhos com Castelo Animado porque é bem na vibe do nosso tema da vez.

Oi, amigues!

Na newsletter passada eu fiz uma confusão nos códigos da Tinyletter e em vez de chamá-los pelo nome, todos vocês se tornaram Isabelle Morais. Tudo bem, foi CONCEITUAL, uma pequena homenagem ao Lil' Nas, uma referência a Spartacus, etc. Peço desculpas pelo erro e por minha inaptidão tecnológica. Não vou mais me meter a usar código que eu não sei qual é, então é isto.

Mas vamos ao que interessa, não é mesmo? Nessa edição, nós vamos falar de ROMANTASIA.

Mas o que é Romantasia?, você pode estar se perguntando. É um termo que é utilizado de forma informal para designar aquelas obras de fantasia que tem um grande foco no romance, uma união mais fácil de "Fantasia Romântica". Eu acho um termo muito útil para indicar um tipo de histórias de fantasia que tem como foco o romance ou que o romance ocupa um espaço muito importante! Eu acho que alguns exemplos mais claros e evidentes são tudo que a Sarah J Maas escreve e grande parte do que a Holly Black escreve, por exemplo. Mas tem uns mais antigos. Pessoalmente, considero Castelo Animado uma romantasia (mas há controvérsias AHAHA). Para quem fala inglês, o episódio de Fated Mates sobre Fantasy Romance tá MUITO interessante.

Enfim, por diversas questões (cof cof machismo), acaba que essas histórias de romantasia acabam sendo jogadas para o YA ou são lançadas de forma independente. Existem algumas obras, como Príncipe Cativo, que começam com publicação independente e fazem tanto sucesso que são pegas por editoras. Outras, como Estudo sobre Veneno e outras obras da Maria V. Snyder, tem um marketing direcionado a leitores de romance do que leitores de fantasia. Como dizem no episódio do Fated Mates: é muito mais fácil convencer um leitor de romance a ler uma fantasia do que convencer um leitor de fantasia a ler um romance.

Pensando nisso tudo, decidi selecionar apenas obras que são voltadas para o público adulto! Dei prioridade a obras que tem versão em português e... meu Deus, como foi complicado. Mas juntei uma listinha de recomendação para vocês com três livros que li e recomendo e dois que quero muito ler!Se você clicar no nome dos livros, é redirecionado para a página deles e, se comprar com esse link, eu ganho comissão :)Ah, adicionei os avisos de conteúdo e eu sei que as vezes assusta quando você vê uma lista de um monte de coisa, mas as coisas em geral são tratadas de forma que eu considero satisfatória ao longo das obras.

Nível de hot: 2

Estudo sobre veneno foi uma grata surpresa. Não só o mundo é interessantíssimo, mas amei os personagens e os temas que a autora lida. Também acho que foi a primeira história que vi com um personagem transmasculino que tem um papel de poder importantíssimo e relevante para a história, EMBORA pelo que eu li, ela escorregue um pouco com esse personagem no terceiro livro (que não li ainda ahaha). Enfim! Tem veneno! Tem magia! Tem intriga na corte! Tem interesse romântico lixo! Muito bom.

Avisos de Conteúdo: Lembrança de abuso sexual, envenenamento, misgender, tortura.

(Trouxe a versão polonesa porque me RECUSO a usar a capa BR)

Nível de hot:Livro 1: Não se aplica porque não é com o casal principal, mas tem cenas sexualmente explícitas de toda natureza, inclusive violentas.Livro 2: 3;Livro 3: 4.

Essa SÉRIE é um dos melhores enemies to friends to lovers que eu já li. Sim, ela tem um monte de problemas e falha em vários aspectos, mas vejo muitas concepções erradas sobre ela por aí de gente que não leu a série toda. O primeiro livro é bem gráfico e violento, e foca muito nas maldades e na decadência moral de Vere, no ponto de vista do Damen, que foi capturado pelo inimigo e dado como escravo para o Laurent (igual ele mesmo fez com várias pessoas de Vere ao longo da vida dele). Não há nenhum envolvimento romântico entre os dois enquanto o Damen está nessa posição. Eu podia fazer uma newsletter todinha sobre ela, mas deixo vocês com esse texto muito bom da Foz Meadows sobre os problemas da série (em inglês) se vocês quiserem ler antes de tomar uma decisão.Apesar de começar com esse cenário horrível, a série trabalha muito bem os ressentimentos entre o Laurent e o Damen, e os dois só se relacionam romântica e sexualmente quando o Damen está em pé de igualdade com o Laurent. Também tem uma construção política EXCELENTE e é uma ótima união de romance e política. AH, o Laurent foi o primeiro personagem ficcional demi que eu li!

Ele também é um bostinha.

Avisos de conteúdo: No primeiro livro, vários. Abuso sexual, estupro, punição corporal, escravidão, sequestro, violência, etc. Na série toda, pedofilia (lembrança e alusão a), violência doméstica, abuso psicológico familiar.

Nível de hot: 3

Enraizados é o AUGE do bostinha, e eu amo demais esse livro. Amo a premissa (o dragão ser uma pessoa!!), amo os personagens, amo o mundo que ela criou. Esse e Spinning Silver, da mesma autora, são EXCELENTES. É uma ótima pedida para quem gosta de magia, shitty wizards e uma das melhores cenas de sexo sem sexo que já li.

Avisos de Conteúdo: tentativa de estupro, body horror, sequestro.

Nível de hot: 2 ou menos (de acordo com minha pesquisa AHAHAH)

Eu ainda não consegui parar para ler esse livro, mas a Giu é uma autora brasileira que lançou essa romantasia sáfica em um mundo secundário que parece excelente. Em Luzes do Norte, seguimos Dimitria Coromandel, uma caçadora, que acaba trabalhando para a família mais rica do Cantão da Romândia, que acaba se apaixonando pela filha dessa família.

Enfim!!! Diversão!! Mistério!! Romance!!

Nível de hot: 2 (de acordo com a autora)

Outro dos que quero muito ler, e segundo fontes Confiáveis pode ser resumido a "A floresta é uma filha da puta". Parece ser muito divertido e o tipo de coisa que eu amo! For the wolf é sobre Red, que é sacrificada para o lobo da floresta, que não é lobo coisa nenhuma, nem é o inimigo que acham que ele é.

Avisos de conteúdo (de acordo com a autora): ataques de pânico, gore, auto-mutilação para uso de magia, morte de pais, abuso emocional e religioso.Em alguma newsletter futura eu vou me dedicar apenas a indicar obras audiovisuais de Romantasia, mas para um começo até que tá bom, né?

"véi" mas, tipo, de forma romântica (numa tradução regional)

Nas atualizações sobre escrita, tudo está correndo a plenos vapores aqui para a minha história na Noveletter. Capas! Ilustrações! Edição do Texto! Preparação de Texto! Estamos fazendo o possível para vocês receberem a versão mais gay possível dessa história. Se tudo sair como o planejado, na próxima newsletter vocês já saberão o título!!A única preview que me foi autorizada a dar foi esse tweet icônico aqui que define nossos protagonistas (agora, quem é quem vocês vão ter que descobrir pra saber):

Acho que por hoje foi "só" isso. Ainda estou em dúvida sobre o tema da próxima newsletter, mas provavelmente vai ser sobre Triângulos Amorosos (e eu vou te convencer de que eles são bons).Beijos e até dia 30!

Join the conversation

or to participate.