#13 - Adeus ano velho, feliz ano novo!

Você pode ler as edições publicadas na tinyletter aqui!

Esse mês foi extremamente atribulado com mudança, fim de semestre, aniversário (!!), trabalhos para entregar, outros prazos... Acabei me enrolando toda.

Nem consegui fazer a newsletter do meio do mês - e até essa aqui vai ser num pique reduzido!

Pelo menos toda essa confusão serviu para eu repensar algumas coisas e reorganizar minhas metas e meu planejamento para o ano que vem, para eu não chegar daqui a um ano nessa mesma AGONIA.

Mas vamos ao que interessa: hoje teremos uma breve retrospectiva de 2021 e o que esperar para 2022.

Retrospectiva de 2021

Mudança. Eu acho que essa é a palavra que resume meu 2021. Da mudança de rumo de carreira à mudança de cidade, esse foi um ano em que tudo virou de cabeça para baixo de uma forma boa. Eu gosto demais de mudanças e acho que é importante para dar uma sacudida e fazer a gente ter ciência das nossas prioridades.

Esse foi o ano que comecei a publicar como Isabelle Morais, algo que já estava cogitando fazer há alguns anos; o ano que parei de trabalhar acompanhada de uma agente literária por escolha e que finalmente decidi me focar no público alvo para o qual eu sempre escrevi. Acabei revisitando algumas coisas que publiquei como Bárbara Morais - e que vão continuar sob o nome de Bárbara Morais no futuro - e é engraçado demais como todas as ideias paralelas à trilogia Anômalos, por exemplo, são para o público adulto, com protagonistas adultos. Eu achei umas 20 mil palavras aqui que são basicamente a Sybil adulta tendo que lidar com um monte de merda e ri demais com isso.

Enfim, algumas coisas estão em nossa cara e são óbvias, mas a gente precisa de um sacode para perceber. Eu estou sendo sacudida desde 2016, pelo menos, em algum momento eu TINHA que perceber, né. E calhou de ser 2021.

Com o novo pseudônimo vieram novas histórias:

  • Tratado Sobre Tempestades e Outros Fenômenos Extraordinários: Que é a primeira novela de três, centradas em Ivan, Morena e Aleksey e a dança incerta e confusa que eles fazem ao redor um do outro até finalmente ficarem juntos. Essa primeira história foi lançada pela Noveletter e está disponível gratuitamente em diversas plataformas. Para os adeptos do ebook, ela sai nesse formato em diversas plataformas no ano que vem.

  • Livre: Esse conto é parte de uma ideia que eu tenho há muitos anos e que é basicamente romance de máfia com demônios, AHAHA. Livre conta um recorte da história de Madalena e Asmodeus - a Maçã do Amor tem restrição de tamanho e de conteúdo, então no meio eu precisei podar algumas coisas, principalmente a cena na Igreja, enfim. O plano é que em breve eu desenvolva mais essa história (e além de Madalena/Asmodeus e uma confusão que lembra muito a Ilíada, ainda venha por aí Luci/Miguel e Bel/Azazel). Está disponível gratuitamente!

Foi um saldo muito positivo e a recepção das histórias foi muito maior do que eu estava esperando.

Metas para 2022

Como comentei na última newsletter, eu tenho um planejamento do que fazer no ano que vem, mas com todos os imprevistos desse ano, eu reorganizei 2022 para conseguir ter um bom tempo de manobra para imprevistos e decidi me dedicar mais a escrever do que a lançar coisas.

Meu ritmo de escrita é bem lento comparado com de outros escritores e, tendo em vista o que me espera no doutorado, se eu quiser manter meu planejamento para os anos seguintes, preciso estar sempre pensando no futuro. Mas o que já temos confirmado:

  • O ebook de Tratado sobre Tempestades no primeiro semestre, talvez com uma surpresinha;

  • Estudo sobre Amor e outros venenos letais pela Noveletter em algum momento do ano que vem (provavelmente segundo semestre, como foi nesse ano).

Uma questão que eu não havia antecipado é que lançar algo seriado significa ficar onze semanas ou mais divulgando sua história, o que gasta muita energia e CANSA. Não devo fazer muito mais do que essas duas coisas não (e uma é repeteco de algo desse ano) porque também tem atividade do outro pseudônimo de forma paralela e o ano para a Bárbara vai ser movimentado.

Em metas de escrita, eu quero terminar duas histórias pelo menos, independente de tamanho; uma no mundo de Alquimistas e outra não relacionada (e pelo jeito vai ser algo de um projeto que chamo de Shitty Wizards). Torçam aí para eu conseguir, ahahaha.

Adeus ano velho, feliz ano novo!

Por fim, queria agradecer a vocês, que acompanham essa newsletter, por todo o apoio ao longo desse ano. Obrigada por terem dedicado um tempinho do seu dia a cada quinzena para ler as besteiras que escrevo por aqui e, para quem leu alguma história que lancei, por usado suas preciosas horas para os meus personagens e minha história.

Quando tomei a decisão de me lançar como Isabelle, depois de anos de consideração, não esperava nem um terço da adesão e do interesse que as pessoas demonstraram. Achei que Tratado ia ser uma história difícil de ser trabalhada e de achar o público para ela. Que ia ser odiada pela maioria das pessoas que a leriam até finalmente encontrar os leitores certos, mas a realidade não foi nem de perto tão difícil quanto imaginei que seria. Por mais que esteja mais segura agora, ainda tenho uma vozinha na minha cabeça repetindo que tudo vai dar errado, que não sou muita coisa sozinha, que ninguém quer ler esse tipo de história, que não tem muito o que fazer com essas ideias que eu tenho porque não existe espaço para elas.

Então cada um de vocês que segue essa newsletter, que me acompanha no twitter, que comentou enquanto lia Tratado, é mais um reforço de que eu tomei uma boa decisão e, por isso, sou imensamente grata a cada um de vocês.

Que 2022 seja um ano mais gentil e traga uma chuva de felicidades para todos nós!

Join the conversation

or to participate.